Sociedade civil discute e aprova o Plano Municipal de Políticas para Mulheres de Guarulhos

Terça, 06 de Junho de 2023 - 17:56

Nesta terça-feira (6) Guarulhos aprovou o Plano Municipal de Políticas para Mulheres (PMPM), documento que norteará a política de gênero no município nos próximos dez anos, durante o 1º Fórum Municipal de Políticas para Mulheres: Desafios e Perspectivas na Garantia de Direitos, realizado no auditório do Colégio Torricelli, no Macedo. Promovido pelo Conselho Municipal de Políticas para Mulheres (CMPM) com o apoio da Prefeitura de Guarulhos, o evento reuniu um público feminino de mais de 150 pessoas, entre representantes de diversos segmentos da sociedade civil, além de membros do Executivo e do Legislativo municipais.

“O conselho vem se reunindo há pelo menos três anos para a construção da minuta do Plano Municipal de Políticas para Mulheres, o qual aborda suas necessidades nos eixos cidadania, segurança, trabalho, saúde, educação, habitação e participação política. Este é um momento histórico para a cidade, em que as mulheres vão discutir e apresentar propostas tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das munícipes”, disse a presidente do conselho, Irene Araujo, na abertura do encontro.

O secretário de Direitos Humanos, Abdo Mazloum, destacou a necessidade de se pôr em prática as discussões. “É importante falarmos da desigualdade de gênero. As leis existem, estão aí e precisamos tirá-las do papel e aplicá-las. As políticas públicas devem partir de todos os setores da administração”, afirmou Mazloum.

Já a subsecretária de Políticas para Mulheres, Verinha Souza, parabenizou o conselho pela iniciativa. “O plano é um instrumento muito importante para o planejamento e a gestão da pasta, que desta forma irá estabelecer princípios, diretrizes, objetivos e metas. Ele será construído de forma coletiva com a participação da sociedade civil e refletirá o anseio e os desejos das nossas munícipes”, afirmou a gestora.

Verinha discorreu sobre as ações desenvolvidas pela subsecretaria, o papel dos equipamentos e serviços municipais, como as seis unidades das Casas e Espaços da Mulher Clara Maria e a Casa das Rosas Margaridas e Betes, que é um centro de referência em atendimento às mulheres em situação de violência doméstica.

Ela também abordou as ações desenvolvidas, como a implantação da Casa Abrigo Reflorescer, voltada às mulheres vítimas de violência na iminência de morte, e o trabalho da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM).

O Fórum contou ainda com as participações da presidente da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad), Dalila Figueiredo, da secretária-geral da OAB/Guarulhos, Verônica Magna, da vice-presidente do CMPM, Simone Lima, da presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Luiza Owhoka, e da coordenadora da Patrulha Maria da Penha, a inspetora Darcy Feitosa.

Fotos: Marcio Lino/PMG