UBS aplicam mais de 2,4 mil vacinas e coletam mais de 2,3 mil exames de Papanicolau no sábado

Segunda, 17 de Outubro de 2022 - 17:47

No último sábado (15) a Prefeitura de Guarulhos abriu todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para vacinação contra a covid-19 e poliomielite, bem como para a realização de exames de Papanicolau agendados previamente. Ao todo, foram administradas 1.601 vacinas contra o novo coronavírus, 850 contra a paralisia infantil e coletados 2.327 exames de prevenção do câncer do colo do útero.

Pessoas com 18 anos ou mais foram as que mais buscaram as UBS para atualizar o esquema vacinal contra a covid-19, sendo 1.112 indivíduos imunizados. Em seguida, as crianças com idade entre três e quatro anos, com 214 atualizações, e as pessoas entre cinco e 11 anos, com 147 vacinados. A faixa etária que menos compareceu para colocar as doses em dia foi entre 12 e 17 anos, com 128 imunizados contra a doença.

Além do mutirão do exame de Papanicolau, no sábado também foram realizadas  ações de educação e de prevenção do câncer de mama, como parte da campanha do Outubro Rosa. O objetivo é promover conscientização sobre a doença a partir de informações.

Vacinação contra a pólio

A Secretaria da Saúde chama a atenção para a vacinação contra a poliomielite, que está com campanha vigente desde o dia oito de agosto e já foi prorrogada duas vezes pelo Governo Federal  para que a meta vacinal seja alcançada. A doença, também conhecida como paralisia infantil, foi erradicada no Brasil em 1989, mas pode voltar a circular.

Para evitar que isso ocorra, pais ou responsáveis devem levar crianças com idade a partir de  dois meses e menores de cinco anos para serem imunizadas. O esquema vacinal da pólio é composto por doses aos dois, quatro e aos seis meses de idade, além do reforço aos 15 meses e aos quatro anos.

A vacina está disponível nas 69 UBS de Guarulhos e no Ambulatório da Criança, localizado na rua Osvaldo Cruz, 151, Centro. Os endereços das UBS podem ser consultados em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.

Foto: Sidnei Barros / PMG