Última Oficina de Danças Circulares do ano no Bosque Maia será no domingo

Quinta, 07 de Dezembro de 2023 - 12:24

A Oficina de Danças Circulares, que ocorre mensalmente no Bosque Maia no último domingo do mês, em dezembro excepcionalmente será realizada no dia 10, das 10h às 12h, na tenda verde do parque. Para participar dessa experiência única de conexão e bem-estar coletivo basta comparecer ao local no dia e horário marcados, com roupas leves e confortáveis.

A atividade, gratuita e aberta a todos, envolve a união dos participantes em círculos, em que gradualmente os movimentos apresentados pelos focalizadores são internalizados, permitindo a liberação da mente, do corpo e das emoções. O foco não está na técnica, mas sim no sentimento de comunidade que se estabelece quando todos se apoiam e se auxiliam mutuamente, de mãos dadas.

Incluídas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS em 2017, as danças circulares não proporcionam apenas o senso de bem-estar, iniciado por meio de músicas e coreografias, como também melhoram significativamente a concentração e a consciência corporal.

Nesta última oficina do ano a roda será dedicada à celebração do fechamento de ciclo e a estabelecer boas intenções para 2024, além de abordar a diversidade e mencionar o olhar preventivo para infecções sexualmente transmissíveis, como o HIV, em referência ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1° de dezembro, e em consonância com os temas do mês destacados pelo programa Movimenta Saúde.

Danças circulares

As danças circulares no Bosque Maia foram introduzidas por um grupo de focalizadoras de Guarulhos que se uniu para trazer esse movimento global para a cidade com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos os participantes. Essa história está documentada em um capítulo do terceiro volume do livro O Ser Dançante e o Espaço que Dança: Danças Circulares no Espaço Público do Estado de São Paulo, elaborado por Marcos Paulo Alves e publicado pela editora Triom.

O Bosque Maia está localizado na avenida Paulo Faccini, s/n°, Centro.

Fotos: Divulgação/PMG