Vigilância faz roda de conversa para discutir risco e vulnerabilidade

Terça, 29 de Outubro de 2019 - 17:33

“Dialogando com os conceitos de risco e vulnerabilidade” foi o tema da roda de conversa promovida na tarde desta terça-feira (29) pelo Departamento de Vigilância da Secretaria de Saúde. Realizado no Teatro Padre Bento (Jardim Tranquilidade), o evento contou com a participação especial da sanitarista Maria Cristina da Costa Marques, que é professora do Departamento de Gestão, Política e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Antes de iniciar a discussão do tema, o público foi acolhido com uma apresentação musical do cantor, compositor e violinista Juliano Neto Matos, cuja performance foi elogiada pela sanitarista. Em seguida, a professora da Faculdade de Saúde Pública iniciou a discussão da relação entre risco e vulnerabilidade, convidando a todos para refletir sobre as certezas científicas e destacando a responsabilidade social deste campo da saúde coletiva.

“Digo sempre que a Vigilância é o SUS silencioso. Será que a sociedade conhece a importância dessa política pública de proteção à saúde das pessoas. Penso que não”, inferiu. A professora explicou que os departamentos de Vigilância são o encontro de uma perspectiva complexa da saúde coletiva. “Por isso esses eventos são muito importantes para enriquecer esse debate”, disse antes de se aprofundar na discussão dos conceitos.

O ciclo de rodas de conversa da Vigilância Municipal teve início em agosto passado e se estenderá até dezembro próximo, para estimular o compartilhamento de saberes, práticas e inovações neste campo de atuação. O encontro desta terça-feira reuniu mais de 50 pessoas, entre profissionais da área e demais convidados. A próxima será no próximo dia 19, às 9 horas, na Associação Paulista de Medicina – Regional Guarulhos, com a representante da Vigilância Epidemiológica Estadual, Helena Sato, que falará sobre o tema: As pessoas estão se vacinando menos? Por quê?

Imagens – Divulgação