15ª Semana da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha começa na segunda-feira em Guarulhos

Sexta, 21 de Julho de 2023 - 18:12

A Subsecretaria da Igualdade Racial (SIR) de Guarulhos inicia nesta segunda-feira (24), às 14h, no auditório da Secretaria de Educação (rua Claudino Barbosa, 313, Macedo), a programação da 15ª Semana da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, que contará com atividades diversificadas. O encontro “Diálogos sobre o controle social e as políticas de igualdade racial” vai abrir o evento.

Coordenado pela SIR, em conjunto com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), o encontro tem por objetivo promover a troca de experiências entre representantes de conselhos e órgãos executivos de igualdade racial, envolvendo diversos atores da política de igualdade racial e buscando identificar dificuldades, suas potências e propostas de fortalecimento.

Na oportunidade, a psicóloga Celina Santos, integrante do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres e ex-conselheira do Compir, falará sobre o pioneirismo e o legado da filósofa e antropóloga brasileira Lélia Gonzalez.

Além do encontro no dia de abertura, haverá ao longo da semana discussões propostas pelo Compir, roda de conversa, show de samba da Batucada das Pretas, além de oficinas de confecção de bonecas Abayomi, de turbantes e de tranças afro.

Os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral, sendo que para participar do minicurso (veja abaixo) é necessário fazer a inscrição prévia pelo link https://bit.ly/NegrasEmFoco2023.

Minicurso

De terça a quinta-feira (25 a 27 de julho), das 19h às 21h, ocorrerá o 2º minicurso Mulheres Negras em Foco - Mulheres Afro-latinas e Caribenhas.

Na terça-feira (25) uma introdução ao debate proposto pela 15ª Semana, em formato online, será abordado pela jornalista e doutoranda da Universidade de São Paulo Andréa Rosendo.

Já na quarta-feira (26) a cientista social e doutoranda pela Unicamp Mayana Hellen Nunes da Silva abordará o tema “A intersecção gênero e raça”.

Por fim, na quinta-feira (27) a advogada Luana Natielle Basílio e Silva, mestre em direitos humanos e oficial do Programa para Equidade de Gênero, Raça e Etnia do UNFPA/ONU (agência das Nações Unidas responsável por questões populacionais) irá versar sobre a rede de atenção à mulher em situação de violência.

Ao final será emitido certificado aos participantes do minicurso que obtiverem frequência mínima de 75% nas aulas online.

Outras atividades

Na quarta-feira (26), das 9h30 às 11h30, no Centro de Integração da Cidadania (CIC) Pimentas (estrada do Capão Bonito, 53, Jardim Maria de Lourdes), integrantes da equipe técnica da Subsecretaria da Igualdade Racial realizarão a roda de conversa “Carolina Maria de Jesus”, que discutirá o legado da autora do livro Quarto de Despejo.

Encerrando as atividades, no sábado (29), às 18h, no Salão de Artes do Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo) haverá a apresentação da Batucada das Pretas. O show conta com um repertório em homenagem às cantoras e intérpretes dos sambas paulista e carioca. O grupo é formado por mulheres negras e nasceu do desejo de fazer do samba a ponte de diálogo com as mulheres que sofrem violência nas periferias de São Paulo.

Ainda no sábado, no mesmo local, estão previstas três oficinas: a de confecção de bonecas Abayomi (bonecas de pano artesanais muito simples, produzidas com amarrações e retalhos sem costuras ou cola), que são símbolo da resistência negra na cultura brasileira, pois eram confeccionadas pelas mulheres negras com pedaços de suas saias para acalmar as crianças e trazer alegria à comunidade.

A oficina de turbantes irá ensinar formas de utilizar tecidos e técnicas básicas de tipos de amarrações. Seu objetivo é promover o uso do acessório como autoafirmação cultural, empoderamento da mulher e ressignificação do uso cotidiano e ainda para dar visibilidade à cultura africana e afro-brasileira, além de combater o preconceito e o racismo.

Por fim, a oficina de tranças afro irá apresentar a história e a prática do penteado, que é uma referência para a comunidade negra, visando a valorizar a estética e a beleza negra, rompendo padrões, fortalecendo e promovendo a identidade étnico-racial.

Arte: Divulgação/PMG