3ª Semana de Direitos Humanos de Guarulhos é aberta com evento na UNG

Sexta, 01 de Dezembro de 2023 - 17:33

Um público duas centenas de pessoas acompanhou nesta sexta-feira (1º) a abertura da 3ª Semana de Direitos Humanos de Guarulhos, cujo tema neste ano é Enfrentamento do Racismo e da Xenofobia: Caminhos para a Construção do Antirracismo na Cidade, promovida pela Prefeitura e que contou com apresentações musicais e encenações de alunos das EPGs Gilmar Lopes e Nazira Abbud Zanardi, respectivamente, na Universidade Guarulhos (UNG).

“Posso dizer com cátedra: sou preto com muita honra e muito orgulho. Somos resistentes e fazemos parte da história deste país. Precisamos desenvolver políticas públicas porque o preto tem que chegar aonde ele quer e sou exemplo, pois vim da periferia e a educação me levou a importantes lugares. Temos que combater o racismo estrutural e precisamos vencer a partir da conscientização, começando nas escolas”, disse o prefeito em exercício, Professor Jesus.

Agradecendo a parceria com a Secretaria de Educação e a colaboração das demais pastas na realização do evento, o secretário de Direitos Humanos, Abdo Mazloum, destacou o trabalho das seis subsecretarias que compõem a pasta. “Nossa luta pelos direitos humanos é permanente. Temos que colocar em prática as discussões sobre igualdade e a respeito do combate ao racismo e ao preconceito contra os povos, começando por uma mudança em casa e na escola”, afirmou Mazloum.

Palestras

A programação incluiu a palestra da assistente social do Núcleo de Assessoria Técnica do Ministério Público de São Paulo, Cíntia Aparecida da Silva, que abordou o tema “Desafios para o fomento à luta antirracista – um recorte a partir dos trabalhos desenvolvidos pela Rede de Enfrentamento ao Racismo do MP-SP”.

Em seguida, o advogado e coordenador de Políticas para a População Negra da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Robson Silva Ferreira, discorreu sobre “A importância do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo e a Coordenadoria de Políticas para a População Negra no combate à discriminação racial”.

O evento contou com a participação do promotor de Justiça Mario Malaquias, da diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (Doep) da Prefeitura, Solange Turgante, do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Guarulhos, Michael Julio, e da presidente da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad), Dalila Figueiredo.

A representante da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Joana Lopes, o coordenador do curso de direito da UNG, Guilherme Amaral, representantes da Câmara Municipal, além de membros da sociedade civil, entre outras autoridades, também participaram do encontro.

A 3ª Semana de Direitos Humanos é coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos em parceria com a Pasta de Educação e prossegue até o dia 10 com mais de 70 atividades culturais e artísticas, além de debates e bate-papos espalhados por várias regiões da cidade em parceria com instituições governamentais e a sociedade civil. A programação é gratuita e pode ser consultada no link  https://bit.ly/ProgramaçãoDireitosHumanos.

Fotos: Marcio Lino e Divulgação/PMG

Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/24266