5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência reúne grande público no Adamastor

Terça, 12 de Setembro de 2023 - 11:32

Cerca de 200 pessoas participaram nesta segunda-feira (11) da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Guarulhos, no Adamastor. Com o apoio da Prefeitura, a iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) elegeu 16 delegados (oito da sociedade civil e oito do poder público) para integrar conferência estadual, prevista para acontecer em abril de 2024.

O evento também aprovou 25 propostas municipais, que serão enviadas pela relatoria do conselho ao governo municipal para compor o plano de governo e projetos futuros, e 15 propostas (cinco no âmbito federal e dez estaduais) a serem levadas e discutidas na conferência paulista.

“No Brasil há cerca de 18 milhões de pessoas com deficiência e precisamos de políticas públicas para atender essa parte da população. Guarulhos tem feito um trabalho importante nesse sentido, temos atuado para levar dignidade e qualidade de vida a essas pessoas”, afirmou o prefeito em exercício, Professor Jesus.

O secretário de Direitos Humanos, Abdo Mazloum, lembrou a necessidade de discutir e apresentar propostas para que os serviços públicos possam ser desenvolvidos e aprimorados, enquanto que a participação do segmento na tomada de decisões foi abordada pela subsecretária de Acessibilidade e Inclusão, Mayara Maia. “Hoje colocamos em prática a frase ‘nada sobre nós, sem nós’. Os participantes vão fazer a diferença não só na vida dos munícipes, mas do país”, afirmou Mayara.

Manual digital

Durante a conferência foi explicado que manual digital do Caderno dos Direitos da Pessoa com Deficiência está sendo elaborado. A publicação trará de forma clara e didática informações sobre legislações e serviços públicos privados e de entidades filantrópicas disponíveis no município para pessoas com deficiência.

Imagens: Márcio Lino/PMG

Mais fotos do evento na Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/23439