64 GCMs de Guarulhos obtêm extensão universitária em meio ambiente

Terça, 27 de Junho de 2023 - 18:00

Sessenta e quatro agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos receberam nesta terça-feira (27) diplomas do curso de extensão universitária de capacitação em meio ambiente, oferecido pela FIG-Unimesp em convênio com a Prefeitura de Guarulhos, que participou da criação da grade das aulas. A formação, iniciada em outubro de 2022 e finalizada em abril deste ano, aprimorou os conhecimentos em legislação, licenciamento, gestão e proteção de recursos ambientais e hídricos, drenagem urbana e sustentabilidade.

Todo o efetivo de patrulhamento ambiental foi contemplado e o restante das vagas foram preenchidas por agentes das demais equipes, que manifestaram interesse no tema. “Nós tivemos que fazer uma triagem para distribuir o curso de forma equitativa, tamanho o interesse da tropa”, revelou o secretário de Segurança Pública, Márcio Pontes.

De acordo com Pontes, o curso visa à melhoria da qualidade de vida da população e das próximas gerações guarulhenses por meio da sustentabilidade, uma vez que a cidade é cercada por remanescentes florestais da Mata Atlântica, como a Serra da Cantareira, que oferecem habitat para diversas espécies de animais ameaçados de extinção e têm grande impacto na qualidade de vida e ambiental da cidade.

GCM ambiental e formando curso, Maurício Marques disse que as aulas foram uma brilhante ferramenta de engrandecimento pessoal e profissional. “O conhecimento adquirido contribui para que sejamos agentes de segurança pública e cidadãos muito mais conscientes e responsáveis pelo nosso ambiente e pela vida dos seres vivos, sejam eles seres humanos, animais, árvores, plantas, rios, ou seja, tudo o que envolve o nosso planeta”, ressaltou.

GCM Ambiental

Neste mês o serviço de proteção ambiental da GCM completou 14 anos, somando mais de 6 mil resgates a animais silvestres em risco e milhares de fiscalizações preventivas, patrulhamentos e atendimentos de ocorrências por toda a cidade e em áreas de proteção permanente.

Para acionar a equipe, denunciar crimes ambientais ou solicitar resgates de animais ligue 153.

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG – mais imagens no link https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/22709