Ação do Procon Itinerante no Centro distribui 5 mil Cartilhas da Mulher

Segunda, 11 de Março de 2024 - 12:23

O Procon Guarulhos distribuiu na sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, cinco mil Cartilhas da Mulher com informações sobre direitos em relação à prestação de serviços de beleza e estética. Realizada no calçadão da rua Dom Pedro II, no Centro, pela unidade móvel Procon Itinerante, a iniciativa também contemplou as homenageadas com flores.

 

“Nosso objetivo com a publicação é orientar as mulheres sobre as relações de consumo, principalmente na área da beleza, para que conheçam e exijam seus direitos, evitando que sejam enganadas na contratação de serviços e na compra de produtos. A cartilha aborda assuntos abrangentes que vão desde uma simples limpeza de pele ou compra de produtos pela internet e até cirurgia plástica”, esclareceu a coordenadora do Procon Guarulhos, Vera Tulher, acrescentando ainda que “a maioria do público atendido pelo órgão é feminino”.

 

A professora da rede municipal de ensino, Andreia Lopes, de 42 anos, adquiriu um exemplar da cartilha. “É importante conhecer e ter informações para que a gente possa exigir nossos direitos quando precisarmos”, disse a docente que mora no Jardim Pinhal.

 

Já a psicóloga Elisete Maria da Silva, de 64 anos, enalteceu a iniciativa. “Todo material que vem do Procon chega sempre para nos auxiliar. A informação é uma arma que temos para nos defender. Ela é uma alavanca para o crescimento e o sucesso. Se não soubermos o que fazer, devemos procurar ajuda”, disse a moradora do Parque Cecap.

 

Na ocasião a população pode utilizar os mesmos serviços oferecidos nas agências do Procon, dentre eles obter esclarecimentos e informações, abrir reclamações e solicitar o desbloqueio da Nota Fiscal Paulista. Os servidores também orientaram e verificaram queixas sobre estabelecimentos que desrespeitam o Código de Defesa do Consumidor.

 

Canais de atendimento

 

O Procon atende pelo telefone do Disque-Denúncia 151 e pelo site procon.guarulhos.sp.gov.br.

 

De forma presencial, o atendimento à população é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em três unidades:

 

Procon Central: rua Sete de Setembro, 164, Centro.

 

Procon São João: rua Mesquita, 161, Jardim São João - Telefone: (11) 2408-4315.

 

Procon Pimentas: estrada do Capão Bonito, 53, Conjunto Marcos Freire (prédio do CIC) - Telefone: (11) 3202-1312.

 

Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG

Galeria de Imagens:https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/25002