Ações da Subsecretaria da Juventude mobilizaram mais de 30 mil jovens nos últimos doze meses

Quinta, 04 de Janeiro de 2024 - 17:15

As ações e projetos da Prefeitura de Guarulhos realizados pela Subsecretaria da Juventude (SJ), integrante da Secretaria de Direitos Humanos, alcançaram diretamente 30.178 jovens nos últimos doze meses. Entre as diversas atividades promovidas em 2023, destacam-se a 10ª Feira do Estudante, ações de prevenção à depressão e ao suicídio, mutirão de estágios, palestras e cursos, encaminhamento para atendimento psicológico, 4ª Conferência Municipal da Juventude, Semana da Juventude, entre outras.

No último mês de outubro, a décima edição da Feira do Estudante registrou um público de 15 mil pessoas que visitou estandes e salas do Adamastor. O evento reuniu 70 parceiros expositores como instituições de ensino técnico, superior e profissionalizante, cursos de idiomas, entidades do terceiro setor e órgãos públicos, os quais disponibilizaram informações, orientações sobre carreiras e programaram dezenas de atividades interativas para os visitantes.

O projeto Amigo Estou Aqui, que visa sensibilizar, alertar, prevenir e conscientizar adolescentes sobre depressão e suicídio, contemplou mais de oito mil jovens entre 15 e 29 anos ao longo do ano passado. Como ele possui parceria com as Faculdades Guarulhos para o atendimento psicológico gratuito, jovens que desejaram foram encaminhados à clínica da instituição.

O Estagiando, o mutirão de estágios remunerados, contou com a participação de mais de dois mil jovens, os quais foram selecionados e encaminhados para milhares de vagas de diversas áreas. Ao longo da Semana da Juventude, mais de três mil jovens foram atendidos pelos projetos da SJ e por meio do projeto Casa da Juventude (CJ) na Escola, cerca de 650 alunos do ensino médio foram atendidos em cursos, atividades e palestras da pasta.

Outra ação relevante na cidade foi o Ônibus Livre, uma parceria com as empresas de ônibus municipais que garantiu a gratuidade no transporte público municipal para todos os jovens que prestaram os dois dias do Enem.

A Subsecretaria, por meio da Central do Voluntariado de Guarulhos, promoveu ainda capacitações para novos voluntários e o cadastro de 1.178 pessoas que desejam ser voluntárias em instituições ou órgãos públicos. Além disso, promoveu palestras e discussões na Semana de Direitos Humanos.

Imagens: Fabio Nunes Teixeira/PMG