Adamastor recebe etapas preparatórias das regiões centrais para a 9ª Conferência Municipal de Saúde

Segunda, 30 de Janeiro de 2023 - 16:16

No último fim de semana (dias 28 e 29) a Prefeitura de Guarulhos promoveu as etapas preparatórias das regiões centrais da cidade para a 9ª Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no Adamastor e recebeu usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para o debate público e a eleição dos delegados regionais que participarão da conferência nacional, que acontecerá em julho.

A Secretaria da Saúde realiza as pré-conferências como forma de olhar especificamente para as demandas de cada região do município. A ideia é que as propostas debatidas durante o evento sejam levadas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde e para discussões no plano municipal a fim de viabilizar soluções que se tornem políticas públicas.

Na abertura dos trabalhos o secretário da Saúde, Ricardo Rui, falou sobre a importância e a magnitude do evento. "Aqui podemos acolher opiniões e sugestões dos cidadãos guarulhenses que queiram melhorar a qualidade do serviço público. Por meio delas teremos condições de analisar as ações que podem ser tomadas para que se tornem realidade", afirmou.

Durante as etapas preparatórias das regiões centrais os participantes se dividiram em quatro eixos de discussão, em que foram debatidas pelos usuários, trabalhadores e gestores do SUS as principais pautas e demandas de saúde do município. Segundo a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Zélia de Brito Souza, esse foi o momento oportuno para os cidadãos trazerem à tona propostas de melhorias para Guarulhos, bem como discutir ações, diretrizes e novas formas de alocação dos recursos públicos da saúde.

Os eixos

Para facilitar o andamento da conversa os coordenadores dividiram os participantes de cada eixo em subgrupos a fim de que discutissem e escrevessem suas reivindicações e soluções.

Eixo I: O Brasil que temos. O Brasil que queremos

O eixo sugeriu uma reflexão sobre o que a sociedade e o governo precisam fazer para melhorar a qualidade de vida da nação. Temas como integralidade na saúde e garantia dos direitos foram tratados nas mesas de debate.

Eixo II: O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas

Propôs uma análise da participação social como mecanismo de fortalecimento da cidadania e como forma de aproximação entre o cidadão e o Estado. Durante as ações foi reforçada a importância da presença da população para que as exigências cheguem aos gestores do SUS de forma eficaz e direta.

Eixo III: Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia

Trouxe à tona a discussão da equidade no acesso às ações e serviços de saúde, a garantia das políticas públicas para as minorias e a reorganização do acesso aos serviços no período pós-pandêmico. O desafio foi priorizar aquilo que pode impactar verdadeiramente a vida dos munícipes.

Eixo IV: Amanhã será outro dia para todas as pessoas

O eixo discutiu as inovações tecnológicas e as maneiras de potencializar os formatos digitais do SUS. Durante o debate uma das pautas foi a pandemia, que trouxe consigo a necessidade de reinventar as formas de atendimento da saúde com o uso da telemedicina e de outros recursos.

9ª Conferência Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria da Saúde de Guarulhos promovem as etapas da conferência em caráter deliberativo e propositivo. Elas visam a acolher as demandas da população e eleger os delegados regionais que participarão da etapa municipal, a ser realizada nos dias 10 e 11 de fevereiro com o tema “Saúde é um direito de todos e um dever do Estado”, em consonância com a 17ª Conferência Nacional de Saúde.

No próximo fim de semana (dias 4 e 5 de fevereiro) a Prefeitura promoverá, nas regiões Bonsucesso e Pimentas, as duas últimas etapas preparatórias para a 9ª Conferência Municipal. Os interessados podem se inscrever até sexta-feira (3 de fevereiro), às 15h, acessando os links abaixo.

Pré-Conferência Região de Saúde III - 4 de fevereiro de 2023, das 8h às 15h

Local: CEU Bonsucesso - avenida Paschoal Thomeu, s/nº – Vila Nova Bonsucesso.

Inscrições: bit.ly/préconferência3

Pré-Conferência Região de Saúde IV - 5 de fevereiro de 2023, das 8h às 15h