Afegãos acolhidos em equipamento municipal visitam o Bosque Maia

Segunda, 12 de Setembro de 2022 - 17:00

Na última sexta-feira (9) os 31 afegãos acolhidos pela Residência Transitória para Migrantes e Refugiados visitaram o Bosque Maia, na região central de Guarulhos, passeio organizado pela gerência do equipamento da Prefeitura, que recebe pessoas com visto humanitário ou refugiados que chegam ao Brasil pelo Aeroporto Internacional.

“Pensamos nessa visita para mostrar o espaço da cidade além da casa transitória e do seu entorno. Queremos que eles se sintam em casa aqui e, para isso, é preciso se apossar dos espaços públicos também”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Fábio Cavalcante, cuja pasta é a responsável pela residência transitória.  

Doze crianças afegãs puderam brincar livremente pelo parque, tanto na areia como nos brinquedos, e observar os animais que vivem em meio à natureza no local, tudo sob a supervisão de seus pais, mães e funcionários do equipamento. Foi também um dia de diversão para os adultos, que conheceram mais um espaço do país que agora é o seu lar. 

Residência transitória para migrantes e refugiados 

A Prefeitura de Guarulhos inaugurou há cerca de um mês a Residência Transitória para Migrantes e Refugiados, serviço de acolhimento que oferece apoio e moradia para migrantes estrangeiros em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.

O atendimento no local é 24 horas e os encaminhamentos são realizados pelo Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, instalado no Aeroporto de Guarulhos, desde que o migrante seja estrangeiro com solicitação de refúgio ou visto humanitário. 

Foto: Divulgação/PMG