Alunos com deficiência visual do Peis encerram leitura de clássico da literatura inglesa

Sexta, 15 de Dezembro de 2023 - 16:24

Alunos com deficiência visual do projeto Práticas Educativas para a Inclusão Social (Peis), da Prefeitura de Guarulhos, que compõem o Clube do Livro encerraram nesta sexta-feira (15) a leitura da obra O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett. O grupo se reuniu na área externa da sede da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), no Macedo, para acompanhar a leitura do último capítulo de um dos clássicos da literatura juvenil inglesa e discuti-lo.

“Foi muito gratificante a experiência de ver o desenvolvimento dos alunos e como interpretaram a obra, que é psicologicamente complexa e com várias mensagens”, disse o assistente de gestão pública da SAI, Luís Eduardo Garcia Próspero, que coordenou a atividade.

Escrita em 1911, a história aborda a cura e o autoconhecimento. A partir da descoberta de um jardim secreto que passa a ser cuidado, os personagens também passam a se cuidar, estabelecendo um vínculo responsável pela transformação e pelo crescimento pessoal deles.

Após a leitura feita pela voluntária Estefânia Zonaro, os alunos do Peis fizeram diversas analogias do livro com suas vidas e a perda da visão, refletindo sobre como os pensamentos negativos influenciam e agravam a situação de tristeza dos que vivem o luto.

Clube do Livro

O Clube do livro é uma iniciativa da SAI, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, que funciona com encontros semanais online nos quais são lidos os capítulos da obra escolhida. A leitura do último capítulo ocorre presencialmente e é seguida por uma reflexão sobre a obra. Interessados podem obter mais informações pelos telefones (11) 2414-3685 e (11) 2422-7376.

Imagens: Divulgação/PMG