Alunos com deficiência visual do projeto Peis assistem à peça teatral com audiodescrição

Terça, 18 de Outubro de 2022 - 11:44

Alunos do projeto Práticas Educativas para Inclusão Social (Peis), da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão da Prefeitura de Guarulhos, assistiram nesta segunda-feira (17) ao espetáculo teatral com audiodescrição “La Escada”, da Cia. Rué La Companhia, no teatro do CEU Ponte Alta, a convite da Secretaria de Educação. Todos os espectadores receberam fones de ouvido e um aparelho transmissor para acompanhar tudo o que acontecia no palco.

 

A audiodescrição, neste caso realizada por meio do projeto Ver com Palavras, possibilita a compreensão de cenários, figurinos, expressões faciais, linguagem corporal, entrada e saída de personagens em cena, bem como outros tipos de recursos utilizados pela televisão, cinema, teatro, museus e exposições.  

 

Rita de Cássia da Silva, esposa do deficiente visual Gelson, aluno do Peis há mais de um ano, comentou a experiência vivida ao lado do marido. “Foi muito gratificante vê-lo sorrindo, feliz e se divertindo hoje no teatro. Isto não tem preço. Tive oportunidade de colocar o fone de ouvido e fechar os olhos na apresentação. Graças à forma como a cena foi descrita, deu para sentir e entender o que estava se passando”, disse Rita.

 

A plateia foi composta também por alunos surdos da EPG Edson Malecka, que tiveram o auxílio de um intérprete de Libras.

 

A Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão integra a Secretaria de Direitos Humanos.

 

“La Escada”

 

Com direção de Marcelo Zurawski e Tânia Piffer, a peça se baseia no filme “La Strada” (1954), de Frederico Fellini. Com música, dança, acrobacias, malabarismo, humor e poesia, ela narra a história de um casal de artistas ambulantes que tenta sobreviver da arte nas ruas de São Paulo. Ao longo de muitas aventuras divertidas e engraçadas, a dupla sai em busca da escada mágica que os faria subir na vida e os levaria ao sucesso.

 

Imagens: Divulgação/PMG