Alunos com deficiência visual do projeto Peis visitam garagem de ônibus

Quarta, 19 de Janeiro de 2022 - 18:37

Três alunos com deficiência visual do projeto Práticas Educativas para Inclusão Social (Peis) visitaram na última semana a garagem de ônibus da empresa Campo dos Ouros. O objetivo foi conhecer os componentes de um ônibus, como o validador, saídas de emergência, funcionamento da plataforma elevatória, localização de assentos reservados, entre outros. 

 

João Vitor Santos Rocha, de 21 anos, que ficou cego há cerca de três anos por conta de um descolamento de retina, ainda está em processo de adaptação e nunca havia feito esse tipo de atividade. "Para mim foi incrível conhecer como funcionam essas coisas, porque quando eu enxergava não reparava nas opções de acessibilidade, como o botão de sinal do cadeirante, ou nas barras onde a gente segura, que contêm escritas em braile", disse.

 

“A atividade pode parecer simples para quem enxerga perfeitamente, mas para aqueles que perderam a visão muito cedo ou nunca enxergaram esses conceitos precisam ser vivenciados”, afirmou Gilberto Penido, subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, pasta responsável pelo projeto.

 

Fotos: Divulgação/PMG