Campanha Nacional de Multivacinação é prorrogada até 30 de novembro

Segunda, 22 de Novembro de 2021 - 16:43

A Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 30 de novembro.
 

Pais ou responsáveis devem levar os menores até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou até o Ambulatório da Criança (rua Osvaldo Cruz, 151, Centro) para que sejam vacinados. É necessário apresentar documento com foto e carteirinha de vacinação para que o profissional avalie quais das 16 vacinas disponíveis devem ser aplicadas.
 

O objetivo da campanha é melhorar o acesso às vacinas, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e, consequentemente, contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis. Por isso é muito importante que a população-alvo seja imunizada.
 

Vacinas disponíveis
Os imunizantes disponíveis são para BCG, hepatite B, poliomielite 1,2,3 (vip - inativada), poliomielite 1 e 3 (vop - atenuada), rotavírus humano g1p1, dtp+hib+hb (penta), difteria, tétano, pertussis (dtp), pneumocócica 10 valente, meningocócica c, febre amarela, sarampo, caxumba e rubéola (scr), sarampo, caxumba, rubéola e varicela (scrv), hepatite a, varicela, papilomavírus humano 6,11,16,18 (hpv) e meningo ACWY.
 

Intensificação da vacinação contra o sarampo
Devido à circulação de sarampo no Estado de São Paulo ainda em 2021, faz-se necessária a intensificação com a vacina tríplice viral no seguinte público-alvo: bebês de seis a 11 meses (dose zero) e pessoas de 15 anos a “nascidos a partir de 1960”, sendo o esquema vacinal de duas doses para até 29 anos e uma dose a partir de 30 anos.

 

Arte: Comunicação/PMG