Capacitação sobre assédios moral e sexual mobiliza 700 servidores da Prefeitura de Guarulhos

Quinta, 17 de Agosto de 2023 - 18:21

Um total de 700 servidores da administração municipal de Guarulhos participou da capacitação Assédio Moral e Sexual nos dias 15 e 17 (terça e quinta-feira) no Teatro Adamastor. A ação, promovida pela Secretaria de Gestão, contou com parceria da Controladoria-Geral do Município e teve o objetivo de melhorar a qualidade de vida do servidor.

“O tema parte de um ciclo de mudança cultural que preventivamente visa a combater os assédios moral e sexual. E quando se fala em mudança cultural pretende-se expandir o conceito de integridade na aplicação prática em toda a administração pública municipal”, disse Renato Lopes, diretor de Transparência e Promoção da Integridade, que representou o controlador-geral do município, João Bruno Morato Macedo.

A partir da definição de ética e moral, a chefe da Ouvidoria da Prefeitura, a advogada Cecília Cristiane Frazão Martinez, discorreu sobre o assunto, incluindo o Código de Conduta Funcional, canais de recebimento de denúncias, como agir, entre outros tópicos. “A discussão é importante por estar diretamente relacionada ao trabalho, observando-se que o ambiente sendo saudável é mais produtivo e colabora para a saúde do servidor e o bem-estar de todos, impactando na qualidade do serviço prestado ao cidadão”, afirmou a advogada. “Se os participantes tirarem como aprendizado a noção de respeito ao ser humano, já teremos atingido em grande parte nosso objetivo”, concluiu Cecília.

A iniciativa integra o programa Qualidade de Vida do Servidor, instituído pelo decreto 38.654/22, o qual combina ações e atividades que contribuam para o bem-estar do funcionário no local de trabalho.

Imagens: Marcio Lino/PMG