Casos confirmados de coronavírus em Guarulhos chegam a 42

Quinta, 02 de Abril de 2020 - 17:34

Nesta quinta-feira (2) a Secretaria da Saúde recebeu a confirmação de mais 12 casos de coronavírus (Covid-19) em Guarulhos, sendo nove do sexo masculino, com idades entre 37 e 68 anos, e três do sexo feminino, com 29 e 46 anos, além de uma terceira que não teve a idade informada. Com isso, de 1.691 casos suspeitos, 42 foram confirmados, um crescimento de 40% em relação a quarta-feira, 145 descartados e 1.504 estão sob investigação. O número de óbitos permanece o mesmo, quatro, enquanto que as mortes suspeitas, cujas causas podem ser o Covid-19, são 17.

O secretário da Saúde, José Mario Stranghetti, afirmou que muito provavelmente óbitos que estão sob investigação serão confirmados. “Nós temos que levar muito a sério, mas não estamos acostumados a levar a sério quando o incêndio ainda não chegou a nossa casa. Mas eu digo a vocês, esperamos que não pegue fogo na casa inteira. Porque nós temos que conseguir, com o isolamento social, que isso não ocorra”.

Para passar por este momento com o máximo de pessoas sem ter mais problemas, sem perder familiares, o prefeito Guti fez um apelo à população. “Temos projeções econômicas para Guarulhos que são muito ruins financeiramente. Estamos falando de 7% a 8% de diminuição no nosso orçamento. É muita coisa, mas a vida das pessoas vem em primeiro lugar. A única coisa que não volta é uma pessoa que perdeu a vida. Então a gente precisa trabalhar da melhor forma e precisamos da ajuda de vocês, portanto fiquem em casa!”, pediu.

Desejando o melhor cenário, mas se preparando para o pior, nesta sexta-feira (3) a Prefeitura de Guarulhos conclui o complexo do Centro de Combate ao Coronavírus (3C-Gru), localizado ao lado do Clube Cecap (avenida Odair Santaneli, 101). A estrutura de hospital de campanha, que conta com equipamentos de tomografia e ultrassonografia e com 71 leitos, sendo dez de alta complexidade com apoio de respiradores (UTI), funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, para atender pacientes com a Covid-19. Antes de atender pacientes, o espaço passará por um completo processo de higienização e por treinamento do pessoal.

No local, desde o dia 27 de março está sendo realizada a triagem de pessoas com suspeita da doença, tanto no sistema drive-thru, com capacidade para atender até seis carros simultaneamente, quanto de pedestres, das 7h às 19h.