Central do Voluntariado de Guarulhos promove integração com o terceiro setor

Quarta, 15 de Março de 2023 - 17:09

Cerca de 50 pessoas, entre representantes de instituições sociais e organizações não governamentais (ONGs) cadastradas na Central do Voluntariado de Guarulhos (CVG), participaram nesta quarta-feira (15) de uma integração promovida pela Subsecretaria da Juventude (SJ). O evento, cujo objetivo foi fortalecer as ações de responsabilidade social no município e, consequentemente, melhorar da qualidade de vida da população, incluiu na programação a palestra Bora Viver, ministrada pelo presidente da ONG Olhar de Bia, Ricardo Martins.

“Este é o primeiro encontro do ano da Central do Voluntariado com as instituições sociais da cidade e é uma forma de a administração municipal se aproximar do terceiro setor, uma área muito importante porque preenche algumas lacunas que infelizmente o poder público não consegue preencher. A Prefeitura tem promovido encontros e capacitações aos voluntários para auxiliar no desenvolvimento do trabalho das instituições por acreditar que o atendimento que elas fazem impacta na vida das pessoas”, afirmou o subsecretário da Juventude, Cesar Sousa.

Já presidente da ONG Olhar Eficiente, Marina Domine, destacou a parceria com a CVG. “A Central do Voluntariado tem nos ajudado há mais de seis anos na captação de recursos humanos para apoio às atividades internas e externas que realizamos, como o auxílio no atendimento dos assistidos e nos eventos externos”, relatou a responsável pela instituição que trabalha no atendimento multidisciplinar de pessoas com transtorno do espectro do autismo, cujas idades vão dos dois aos 55 anos.

Por sua vez, alguns representantes de entidades vieram ao encontro em busca de informações. “Pretendemos entender a dinâmica da Central do Voluntariado e verificar como podemos firmar parceria”, explicou a vice-presidente da Comissão de Ação Social da OAB Guarulhos, Cristiane Cau.

Modelo

O município de Francisco Morato pretende implantar uma central do voluntariado e a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) daquele município, Ana Claudia Gusmão, participou ao evento. “Viemos conhecer como o CVG coordena as ações e trabalha na prática, pois nossa futura central do voluntariado irá auxiliar nos trabalhos da administração municipal”, explicou.

Realizado no auditório da SJ, integrante da Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos, o evento contou com o apoio do Sonda Supermercados da Vila Galvão, dos Cremes Rugol e da padaria Maria Cereja.

Central do Voluntariado

A CVG é um programa da administração municipal que busca conectar munícipes que desejam ser voluntários, empenhando seu tempo e compartilhando habilidades em instituições ou órgãos que necessitam de pessoas para ajudar. Seu objetivo é incentivar e fortalecer ações de responsabilidade social no município por meio do trabalho responsável e digno tendo em vista a melhoria da qualidade de vida na cidade.

O voluntário pode atuar em casas de repouso, hospitais e escolas. O trabalho pode ser contínuo ou pontual para um evento ou ação social específica. O interessado tem a possibilidade ainda de ser voluntário em algum serviço ligado a sua atuação profissional. Para participar da CVG é necessário ter 18 anos ou mais e passar pela capacitação. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 99637-2799.

Imagens: Marcio Lino/PMG