Central telefônica sobre Covid-19 promove mais de 700 atendimentos

Segunda, 04 de Maio de 2020 - 16:08

Em pouco mais de um mês de funcionamento, a central telefônica criada pela Prefeitura de Guarulhos para esclarecer questões acerca do novo coronavírus (Covid-19) e fornecer apoio psicológico breve à população já contabiliza mais de 700 atendimentos. O serviço é operado por uma equipe multiprofissional de nível superior da área de saúde com apoio médico, a qual atende aos chamados da população pelo telefone 2475-8661, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

De acordo com os profissionais de saúde que atuam na central, na maioria das vezes as pessoas que ligam para o serviço são aquelas que apresentam algum sintoma de Covid-19 e, sempre que necessário, é realizado o atendimento médico por telefone ao paciente. Além disso, a população também liga para tirar dúvidas sobre a vacina contra a gripe, sintomas do coronavírus, higienização, informações do transporte público, medicamentos e ainda sobre o hospital de campanha.

“No começo chegamos a receber quase cem ligações por dia. Depois que a Prefeitura inaugurou o hospital de campanha, esse número diminuiu um pouco, porque muita gente com sintomas de Covid-19 prefere ir direto ao local. No entanto, o serviço é de muita utilidade pública, porque tem médicos e demais profissionais de saúde que atendem na central telefônica, e a população fica bem mais tranquila de poder falar com a equipe sem sair de casa”, avalia Lígia Ortolani, coordenadora da Rede de Doenças Crônicas, da Secretaria da Saúde.

Fotos: Divulgação/PMG