Cerca de três mil jovens participam da Semana da Juventude de Guarulhos

Sexta, 18 de Agosto de 2023 - 17:05

Nesta sexta-feira (18) a Escola Estadual Vereador Antônio de Ré, no Macedo, recebeu oficinas de hip hop e breaking e grafite, palestras de marketing digital e do projeto Amigo Estou Aqui, de prevenção à depressão e ao suicídio com conscientização sobre os principais sintomas e incentivos à procura por ajuda. A ação encerrou a Semana da Juventude “Aprender para Empreender” e mobilizou três mil jovens em diversas atividades ao longo dos últimos quatro dias.

“Tivemos uma programação variada no decorrer desta semana com uma participação maciça e produtiva. Foram rodas de conversa, oportunidades de estágio (mutirão do projeto Estagiando), capacitação de jovens e atividades culturais. Falamos sobre o Estatuto da Juventude no Senac e fortalecemos o segmento”, afirmou o subsecretário da Juventude, Cesar Sousa.

Para o diretor da escola estadual, Isaac Oliveira Moutinho Junior, os jovens devem ter acesso às atividades de cultura e lazer. Ele considera importante abordar a ansiedade e a depressão com os adolescentes. “Quando se faz isso é fortalecido o debate sobre o assunto na escola”, disse o diretor da instituição, que possui 650 alunos no ensino médio no turno da manhã e 400 do fundamental II à tarde.

Hip hop e breaking

As alunas do 3º ano do ensino médio Beatriz Borges, de 18 anos, e Maria Eduarda Dias, de 17, assistiram atentamente à oficina de hip hop e breaking ministrada pelo grupo Mistério 2D Crew. “Foi bem importante conhecer que os passos envolvem o frevo e a capoeira. Isso ajuda a valorizar a cultura”, explicou Beatriz, que planeja estudar enfermagem.

Maria Eduarda revelou que assistiu a muitos vídeos de hip hop durante a pandemia. “É muito interessante trazer um pouco dessa cultura e poder conhecer a história da dança, além da experiência de aprender passos”, disse a estudante, que pretende ingressar na área da estética.

Já a jovem Eduarda Cristina Souza, de 18 anos, do 2º ano do ensino médio, arriscou uns passos na oficina. “Gostei bastante. Achei difícil, mas nada como treinar bastante para ajudar”, contou a estudante, que aprecia todo tipo de dança.

Por sua vez, o integrante do grupo Mistério 2D, Eduardo Ramos, conhecido como B-boy Eda, lembrou que o estilo de dança faz parte do universo da juventude. “É sempre legal fomentar a cultura breaking e o hip hop nas escolas porque, além de estimular a atividade física e mental, o breaking é um esporte olímpico”, afirmou.

Grafite

Os alunos do ensino médio se aglomeraram junto à parede externa da escola para assistir à oficina de grafite comandada pelo artista Uebis. “É ótimo porque libera o lado artístico e a gente pode expressar os sentimentos. Desenhar não é meu forte e vou ter que pegar mais o jeito”, disse Murilo Barros, de 15 anos, estudante do 1º ano e morador do Jardim Bela Vista.

Promovida pela Prefeitura de Guarulhos, a Semana da Juventude ocorreu em alusão ao Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto. A programação contemplou ações na E.E. Professor Paulo Nogueira (Jardim Santa Francisca), na sede da pasta (Gopoúva) e no Senac (Centro).

Fotos: Marcio Lino/PMG