CEU Pimentas recebeu evento de cultura geek no aniversário de Guarulhos

Terça, 10 de Dezembro de 2019 - 15:26

No último domingo (8), dentro do Anima CEU, evento organizado pelo grupo Animendigos e realizado no CEU Pimentas em parceria com o programa Escola 360, integrando ao calendário de eventos do aniversário da cidade a celebração à cultura pop oriental e à cultura geek e gamer, a Prefeitura de Guarulhos promoveu um primeiro diálogo dentro da pauta de E-Sports com os jovens do município.

O diálogo trouxe aos presentes noções do desenvolvimento em âmbito nacional da pauta e detalhes sobre a profissionalização nesse novo mercado, divulgando também o início dos diálogos voltados à inserção de modalidades de E-Sports na 50ª edição da tradicional Olimpíada Colegial Guarulhense (OCG), que acontecerá no segundo semestre de 2020.

Integraram o painel o diretor de Desporto Amador de Guarulhos, Wilson David, e Felipe Carvalho, sócio da Agência TTB Branded Content, especializada no mercado de esportes digitais.

O evento foi possível graças a uma parceria do município com as empresas Hy Games e a Saga - Escola de Design de Arte, Games e Animação. A Saga esteve presente no espaço do evento através da sua unidade de Guarulhos, levando aos jovens informações sobre oportunidades de formação e trabalho nessas áreas em ascensão.

"Ano a ano o mercado geek e gamer só cresce e se consolida. A cidade de Guarulhos tem vocação e potencial para ser um polo de desenvolvimento desse mercado no Brasil. A Hy Games acredita nesse potencial e iniciou uma parceria com a Prefeitura através da organização desse evento durante a comemoração de 459 anos da cidade, trazendo um pouco desse universo para o guarulhense”, destacou Renato Salgueiro, sócio da Hy Games.

A inclusão de modalidades de E-Sports na OCG é um trabalho que está se iniciando agora e dependerá de amplas parcerias com entes e pessoas engajadas no tema. A Saga já desenvolve uma parceria com a Prefeitura de Santo André e abriu espaço para discutir uma parceria similar com Guarulhos.

“A Saga é pioneira no ensino de desenvolvimento de jogos e referência nacional em cursos de computação gráfica e arte digital. Acreditamos que a arte e o entretenimento digital são ferramentas capazes de revolucionar a educação. Em Guarulhos, a Saga vem formando milhares de jovens para o mercado do entretenimento digital. No próximo ano iremos preparar um projeto de parcerias com escolas públicas e privadas para aproximar o universo do E-Sports e desenvolvimento de games do dia a dia dos alunos. Começamos em Santo André, mas queremos usar essa experiência para criar um modelo que possa ser replicado onde a Saga estiver, e Guarulhos deve ser uma das próximas paradas”, ressaltou Luiz Felipe Santos, diretor de operações da Saga.

Imagens: Divulgação