Cine-debate sobre juventudes periféricas reúne 70 adolescentes em Guarulhos

Quarta, 24 de Agosto de 2022 - 12:26

Cerca de 70 adolescentes participaram nesta terça-feira (23) do cine-debate sobre o filme Meu Nome é Bagdá, de Caru Alves de Souza, na Casa do Jovem, a sede da Subsecretaria da Juventude de Guarulhos. A ação ocorreu em alusão ao mês em que é celebrado o Dia da Juventude (12 de agosto), instituído pela ONU em 1999.

A iniciativa da Prefeitura de Guarulhos ocorreu em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) Brasil e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.

“Hoje é um dia importante porque começamos uma atividade em parceria com essa grande instituição no segmento jovem, o Fundo de População da ONU, e acreditamos que com a colaboração da UNFPA teremos mais ferramentas para impactar a vida dos jovens de Guarulhos”, destacou o subsecretário da Juventude, Cesar Sousa.

Ele relatou ainda que nasceu e cresceu na região do Pimentas e que as ideias trocadas na roda de conversa permitem conhecer melhor as demandas das juventudes periféricas e, desta forma, executar ações que vão ao encontro do que elas necessitam.

Já o vice-prefeito, Professor Jesus, disse aos jovens para acreditar nas suas capacidades e em seus sonhos. “Tudo é fruto de estudo, força de vontade e determinação. Acreditem no potencial que vocês têm para que consigam fazer a diferença em suas vidas e na dos outros. Aproveitem este momento para conquistar o seu espaço e para discutir políticas públicas para a juventude”, afirmou.

De acordo com a associada de projetos da área de adolescentes e juventudes da UNFPA Brasil, Daniela Florio, o objetivo do cine-debate foi discutir e gerar reflexões sobre o cenário em que os jovens vivem. “Para o UNFPA Brasil é uma alegria poder ouvir as vozes das juventudes em seus territórios e levar a eles conteúdo informativo e cultural, por meio do diálogo, para que percebam seus desafios e que é possível melhorar e transformar a realidade em que vivem”, disse Daniela.

O público que assistiu ao longa-metragem nacional e participou do debate era composto por jovens atendidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Acácio, São João, Morros e Santos Dumont, como a adolescente Jussiara Souza Macedo, de 14 anos, moradora do Sítio dos Morros. “É muito bom participar porque o filme e o debate ensinam muitas coisas e nos ajudam a crescer e a entender melhor o que acontece no mundo”, relatou a estudante, que cursa o 8º ano e tem planos para ingressar na faculdade de veterinária.

A roda de conversa teve ainda a participação do conselheiro municipal dos direitos da juventude de São Paulo, Gustavo Teles, de 19 anos, que abordou a importância da participação ativa do jovem periférico na sociedade.

Imagens: Fabio Nunes Teixeira/PMG