Conselho Municipal de Saúde reelege presidente por mais um ano

Sexta, 10 de Fevereiro de 2023 - 15:25

Em eleição realizada na tarde desta quinta-feira (9), Maria Zélia de Brito foi reeleita presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) com 33 dos 35 votos contabilizados, o que representa 94,28% das cédulas apuradas. Já a vice-presidência ficou a cargo do cirurgião-dentista Graco Neves, eleito com 18 votos.

O mandato da presidente do conselho será de mais um ano, conforme previsto pelo regimento do CMS. Após a eleição, o secretário da Saúde, Ricardo Rui, ressaltou a importância do conselho como órgão fiscalizador da administração municipal e citou a necessidade do diálogo entre as duas partes.

‘’Queremos a aproximação. Espero que esse conselho atue como atuou no último ano: entendendo e trazendo para nós todas as demandas do cidadão guarulhense para trabalharmos juntos e de forma democrática’’, disse Rui.

O conselho

O CMS é um órgão autônomo, de caráter permanente, propositivo, fiscalizador e deliberativo. Ele atua na formulação de estratégias e no controle da execução das políticas de saúde do município, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, conforme estabelece a legislação federal.

Ele é composto por 80 integrantes (40 titulares e 40 suplentes), sendo 50% de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 25% de profissionais da área e 25% de prestadores de serviços ao SUS e gestores. Com exceção da presidência e dos representantes da população que usa o SUS, os demais membros, ou seja, os trabalhadores representantes da Secretaria da Saúde de Guarulhos, dos hospitais estaduais sediados na cidade e dos serviços conveniados ou contratados pelo município são empossados por meio de indicação.

Fotos: Divulgação/PMG