Defesa Civil atendeu 400 ocorrências nos últimos três meses em Guarulhos

Terça, 07 de Março de 2023 - 12:29

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Guarulhos atendeu aproximadamente 400 ocorrências desde o início da temporada de chuvas fortes, em dezembro. O mês de fevereiro foi marcado por um grande volume de chuvas, deixando diversas regiões da cidade em estado de atenção.

O último levantamento aponta que os índices pluviométricos acumulados em Guarulhos neste ano ultrapassaram os do ano anterior e já registram um acúmulo de 884,4 milímetros, um aumento significativo de 264,8 mm em comparação ao período de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022. Vale ressaltar que, em índices pluviométricos, cada milímetro de chuva equivale a 1 litro de água em 1 m².

A Prefeitura promove uma série de ações de zeladoria e limpeza em locais prioritários a fim de minimizar alagamentos, enchentes, deslizamentos de terra, desabamentos, entre outros problemas inerentes às áreas de risco. Os agentes da Defesa Civil também doaram um total de 2.392 itens, entre cestas básicas, colchões, cobertores e kits de limpeza, além de 400 m² de lonas para proteger áreas com risco de desabamento de terra.

Até o final deste mês ainda espera-se chuvas acima da média devido à persistência maior de um corredor de umidade na região e de outros sistemas, como a passagem de cavados, que podem causar muita instabilidade, chuvas fortes e frentes frias.

Alertas e emergências

O cidadão pode receber alertas gratuitamente sobre os riscos de chuvas fortes por meio do serviço de SMS da Defesa Civil estadual. Para se cadastrar no sistema o interessado deve enviar o CEP em que reside via SMS para o número 40199.

Em caso de emergências ou dúvidas o munícipe deve entrar em contato com a Defesa Civil por meio do telefone 199, que opera 24 horas, todos os dias.

Fotos: Divulgação/PMG