Defesa Civil dá dicas para se ter uma casa mais segura

Segunda, 03 de Abril de 2017 - 12:34

Você pode evitar acidentes só com alguns cuidados em casa. A Defesa Civil de Guarulhos divulgou um folheto com orientações e dicas simples, mas importantes para deixar a casa mais segura. Esse material está disponível no site www.guarulhos.sp.gov.br/coordenadorias/municipal-de-defesa-civil e será distribuído em campanhas educativas que serão realizadas em diferentes pontos da cidade.

 

O trabalho de conscientização já começou e, no último final de semana do mês, foi realizado na região central e nos bairros do Jardim Fortaleza e Recreio São Jorge, por equipes da Defesa Civil que orientaram os moradores e distribuíram o material educativo.

 

Entre as orientações, estão os cuidados com o gás de cozinha, por exemplo, que precisa ter uma chama segura. Não se deve Improvisar mangueiras e reguladores de pressão, pois há um grande risco de acidentes. Este tipo de equipamento deve estar sempre de acordo com as normas técnicas e possuir a identificação da Inmetro (NBR). Os agentes da Defesa Civil orientam que ao sentir cheiro de gás, portas e janelas devem ser abertas para ventilar bem o local e, neste caso, não se deve acender e nem apagar as luzes, bem como, ligar aparelhos elétricos, para

não produzir faíscas que gerem explosões.

Um problema comum é que muitas pessoas ao cozinhar, deixam o local e se esquecem da panela no fogão. A orientação é simples e eficiente: "Em caso de fogo em panelas, desligue o fogão, a válvula do botijão e cubra a panela com uma tampa. Nunca jogue água!"

Todo o cuidado é pouco quando envolve crianças. Remédios e produtos de limpeza devem ser mantidos em locais trancados e as crianças nunca devem ficar sozinhas em casa. "Não deixe que fiquem engatinhando próximas ao fogão, principalmente quando houver panelas no fogo. Quando utilizar o fogão dê preferência às bocas de trás e coloque os cabos das panelas para dentro". Isso evita acidentes!

É recomendado ainda: evitar fazer ligações elétricas improvisadas (gambiarras), deixar fios expostos, soltos embaixo de tapetes, pelo chão ou pendurados. Em caso de construções, reformas ou lazer, cuidado com atividades em cima de lajes, muros e outros locais próximos a fiação elétrica, pois choques podem causar mutilações, queimaduras e até matar.

Serviço:

Telefones para emergências

Defesa Civil 199

Bombeiro 193

Polícia Militar 190