Defesa Civil de Guarulhos lança o Plano Verão no próximo dia 12

Segunda, 04 de Dezembro de 2023 - 12:10

O Plano Preventivo de Proteção e Defesa Civil, também conhecido como Plano Verão, é atualizado anualmente pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil e tem como finalidade o atendimento de ocorrências provocadas por desastres naturais e tecnológicos durante a temporada de fortes chuvas. O plano será apresentado no próximo dia 12 de dezembro (terça-feira), às 9h, no auditório do Paço Municipal pelo prefeito Guti e pelo coordenador da área, Waldir Pires.

O plano integra as secretarias municipais, a Sabesp e o Sistema Integrado de Emergências de Guarulhos no monitoramento da cidade para reduzir os problemas ocasionados por temporais e reforçar o atendimento à população das áreas de risco e de toda a cidade no período entre novembro e março, com possibilidade de prorrogação a partir da análise das previsões meteorológicas.

Os agentes de Defesa Civil operam 24 horas. As equipes podem ser acionadas pelos telefones 199 e (11) 2461-9286.

Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil

A Defesa Civil lançou uma campanha de doações para o Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil, que busca aumentar o engajamento da população com contribuições que serão utilizadas para a aquisição de itens necessários nos casos de emergências, tais como colchões, cobertores, itens de higiene pessoal e limpeza.

Conforme a lei municipal 7.677/18, a destinação dos recursos do fundo é determinada por um conselho composto por diversos membros de atividades de socorro e da sociedade civil, como ressalta o coordenador Waldir Pires. “Além de nossos equipamentos, muitas situações emergenciais requerem gastos adicionais e imediatos. O fundo permite essa agilidade e a exigência de aprovação pelo conselho garante a transparência e a destinação adequada dos recursos. Por isso convidamos todo cidadão ou empresa que quiser se tornar parceiro da Defesa Civil na tarefa de preservar vidas para fazer sua doação, lembrando que toda a sociedade é beneficiada pelo serviço de atendimento a emergências”.

As doações podem ser de qualquer valor e para ajudar basta fazer depósito na conta abaixo:

Agência 0636-x

Conta 102589-9