Defesa Civil monitora bairro Recreio São Jorge durante temporada de chuvas

Segunda, 26 de Março de 2018 - 15:34

A Coordenadoria de Defesa Civil (Comdec) de Guarulhos vem monitorando desde novembro a situação de riscos graves de desastres naturais no bairro Recreio São Jorge. As vistorias foram intensificadas a fim de dar respaldo aos moradores diante do perigo de deslizamentos de terra, soterramentos, desabamentos, incêndios e enchentes.

Desde o início do Plano Verão, as equipes da Defesa Civil visitam com frequência o bairro, fazem o encaminhamento de providências necessárias para a segurança da vizinhança e ainda evitam invasões na comunidade. Inclusive, juntamente à Secretaria de Meio Ambiente, foi desenvolvido um projeto de revitalização para a área, devido o solo alto e íngreme do local.

Por meio do programa “Comunidade Mais Segura”, a Comdec executa a orientação porta a porta nos bairros, oferecendo dicas para a prevenção de tragédias naturais, informando sobre o trabalho da Defesa Civil e as ações que devem ser tomadas pelas famílias para preservar a segurança dos moradores. O apontamento das áreas de mais risco é realizado por meio de estudos territoriais e meteorológicos, quantidade de ocorrências e doze aparelhos pluviométricos espalhados por Guarulhos, os quais medem o índice de chuvas em localidades estratégicas.

De acordo com os registros da Coordenadoria, desde 2007 foram atendidas 582 ocorrências de impactos naturais na região. As providências abrangem, principalmente, seis vias do bairro: 4 de Março, Antonio Carlos, Restinga, Santa dos Montes, Palmira Rossi, Renascença, H e Miranda.

Imagem: Sidnei Barros/PMG