Defesa Civil promove a 11ª edição do Desafio Cross para treinamento de equipes

Terça, 31 de Outubro de 2023 - 12:11

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) vai realizar no próximo dia 10 de novembro a 11ª edição do Desafio Cross, no Núcleo Cabuçu do Parque Estadual da Cantareira. O desafio vai envolver 12 equipes em disputas de atividades que visam testar habilidades físicas, de atendimento pré-hospitalar e de resgate a vítimas em meio líquido e em grandes alturas, inundações e áreas de difícil acesso como a mata. As equipes são compostas por pessoal da Defesa Civil, Secretaria da Saúde, Secretaria de Educação, GCM, Academia e Escola Arco de Fogo e do Corpo de Bombeiros.

A capacitação faz parte de uma série de simulados, cursos e treinamentos que os agentes de Defesa Civil realizam anualmente para manter os conhecimentos atualizados até a chegada da temporada de chuvas fortes, habitualmente entre dezembro e março, época em que aumenta o número de chamados por desastres naturais. “Essa prova é uma parte importante do treinamento, uma vez que apresenta diversas dificuldades em condições variadas e semelhantes às do trabalho em campo”, explica o coordenador da Defesa Civil, Waldir Pires.

As modalidades em disputa serão corrida de 1.000 metros, APH (atendimento pré-hospitalar), trilha de regularidade, prova em técnicas verticais (em altura), resgate de vítima em represa e percurso a nado em represa.

Fotos Arquivo: Fábio Nunes Teixeira / PMG