Defesa Civil visita Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

Segunda, 16 de Abril de 2018 - 16:45

Ao longo da ultima quarta-feira, dia 11, um grupo de 13 colaboradores da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) realizou uma visita ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos (SP). A série de reuniões tem o objetivo de promover o estreitamento da comunicação entre o Guarulhos e o órgão.

Por meio de palestras, colaboradores do Cemaden apresentaram os métodos utilizados por suas equipes para a execução dos trabalhos de acompanhamento de áreas de risco, tais como a rede observacional, plataforma de monitoramento e emissão de alertas, sistema Salvar, sala de operação e seu funcionamento, além de explanar sobre o papel da Defesa Civil no estabelecimento de critérios para a emissão de alertas.

A Comdec também participou da troca de conhecimentos com a apresentação da rotina de trabalhos no município diante a prevenção de desastres naturais. O coordenador Waldir Pires, o meteorologista João Paulo Pinheiro e o engenheiro Clovis Gallina ministraram palestras.

Durante a participação nos bate-papos sobre o compartilhamento de informações, a funcionária da Comdec, Thalissa Pontes, enfatizou a importância das as atividades desempenhadas pelas equipes. “O laço entre a Defesa Civil e o Cemaden é de extrema importância, a fim de minimizarmos riscos”, afirmou.

Cemaden

Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Cemaden foi criado em julho de 2011, por meio do Decreto Presidencial n° 7.513, com o objetivo de consolidar um sistema de monitoramento e alertas de desastres naturais. Operando 24 horas por dia, o sistema assiste as áreas de risco de 957 municípios classificados como vulneráveis.