Dia dos conselheiros tutelares é celebrado com ação de conscientização sobre proteção infantil

Terça, 23 de Novembro de 2021 - 17:11

Uma panfletagem sobre a importância da proteção de crianças e adolescentes e a respeito do papel desempenhado pelos conselheiros tutelares marcou na última quinta-feira (18) o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar. A ação foi realizada pelos 36 conselheiros de Guarulhos (30 titulares e seis suplentes) no calçadão da rua Dom Pedro II, no Centro.

 

A data foi instituída em 2007 pela lei federal 11.622, mas a função de conselheiro tutelar foi criada junto com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em 1990.

 

“É de grande importância trazer à população esclarecimentos sobre a função do Conselho Tutelar. Aproveitamos esta data para realizar um evento muito produtivo, tirando dúvidas e trazendo o conselho para perto dos munícipes”, disse Tammy Regina Fernandes, conselheira da região Cumbica.

 

O município possui seis Conselhos Tutelares nas regiões Pimentas, Bonsucesso, Cumbica, Centro, São João e Taboão. Seus membros são escolhidos pela comunidade por eleição e buscam defender os direitos das crianças e dos adolescentes durante os quatro anos de mandato. Eles recebem denúncias de maus-tratos, violência sexual, trabalho infantil, entre outras violações de direitos. Os endereços e telefones das unidades podem ser consultados no site https://www.guarulhos.sp.gov.br/conselhos-tutelares-0.

 

Imagens: Divulgação/PMG