Dia Mundial de Doação tem programação especial do Banco de Leite de Guarulhos

Segunda, 16 de Maio de 2022 - 16:46

Nesta segunda-feira (16), em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio, com o tema “Gotas de amor para um mundo melhor”, o Banco de Leite Humano de Guarulhos (BLHG) inicia a programação da semana com agradecimento às doadoras durante as visitas de coleta de leite.

Atualmente o BLHG tem 44 doadoras e apenas no primeiro trimestre de 2022 recebeu aproximadamente 193 litros de leite humano ordenhado cru, que após o processamento e controle de qualidade rendeu 153 litros de leite humano pasteurizado. “As doadoras são de extrema importância para a nutrição, a saúde e a qualidade de vida de recém-nascidos prematuros internados em UTIs neonatais, que são aqueles que recebem o leite doado”, afirma a gerente do BLHG, Alice Aparecida dos Santos.

O dia mundial reafirma o amor dessas mães doadoras, que, mesmo em tempos difíceis de pandemia, mantêm constante o desejo de ajudar outras mães com impossibilidade de amamentar seus bebês, doando o excedente do seu leite, contribuindo para a recuperação do peso e o restabelecimento da saúde dos recém-nascidos prematuros.

Nesta terça-feira (17) profissionais das quatro regionais de saúde (Centro, Cantareira, São João/Bonsucesso e Pimentas/Cumbica) formados na capacitação Incentivo ao Aleitamento Materno, ministrado pelo BLHG, participarão do 1º Encontro dos Multiplicadores do Aleitamento Materno da Atenção Básica para expor as ações realizadas, bem como as dificuldades encontradas e as expectativas para os próximos passos. A atividade é realizada em parceria com o Comitê de Incentivo ao Aleitamento Materno de Guarulhos e a Rede Cegonha.

Já na quinta-feira (19) os profissionais do Banco de Leite Humano de Guarulhos assistirão ao Fórum Internacional da Rede Global de Bancos de Leite Humano e refletirão sobre o tema.

As atividades serão encerradas no dia 24 com a palestra “Atuação do Banco de Leite Humano no Município de Guarulhos”, ministrada pela enfermeira Raquel Pereira Coimbra, do BLHG, para familiares que tenham bebês com casos leves do Grupo de Orientação Interdisciplinar, do Centro Especializado de Reabilitação (CER II).

Banco de Leite Humano de Guarulhos

Há 21 anos a instituição atende mães com dificuldade no aleitamento materno ou que desejam fazer a doação de leite, além de prestar orientações quanto à postura, ao posicionamento e à pega da mama.

Doação de leite

Para doar leite materno as mães devem estar amamentando seu bebê, ter realizado exames no pré-natal, comparecer ao BLHG para uma avaliação da médica responsável a fim de averiguar se o bebê está recebendo leite em quantidade adequada e se a mãe está em boas condições de saúde, ter em casa um congelador e ou um freezer para armazenar o leite e permitir a visita domiciliar dos profissionais do Banco de Leite Humano para orientações.

Caso preencha esses critérios a doadora receberá um kit contendo frascos, avental e touca, bem como as orientações de como proceder para retirar e armazenar o leite que será doado. Semanalmente a equipe do BLHG retira os frascos com o leite e deixa novos frascos vazios. Durante essa visita a mãe poderá sanar qualquer dúvida sobre amamentação ou doação de leite. Para dar início a esse processo basta ligar para o BLHG no número 2408-4991, mesmo contato do WhatsApp, para obter as orientações.

Cursos

Em 26 de maio haverá a oficina Orientação Alimentar, das 9h às 9h45, e o curso Orientação ao Aleitamento Materno para Gestantes, das 14h às 16h, no BLHG, que fica na travessa Orsi, 47, Vila Pedro Moreira. Inscrições e informações podem ser obtidas na recepção do local, pelo telefone e WhatsApp 2408-4991 ou pelo email recepcaoblh@gmail.com.

Saiba mais

Assista ao vídeo institucional do Banco de Leite Humano de Guarulhos elaborado pela Subsecretaria de Comunicação juntamente com a Secretaria da Saúde no link https://youtu.be/K3yvSh23Xec.

Foto: Lucas Dantas/PMG