Dia Nacional da Saúde Bucal e do Dentista tem capacitação de profissionais da área

Quinta, 27 de Outubro de 2022 - 12:31

Nesta terça-feira (25), Dia Nacional da Saúde Bucal e Dia do Dentista, a Prefeitura de Guarulhos, em parceria com a UNG Centro, por meio do projeto Odonto Futuro, celebrou a data com uma série de palestras para capacitar servidores públicos da área. Ao todo 287 auxiliares e técnicos de saúde bucal e de prótese dentária da rede pública participaram do evento, realizado das 7h às 16h, no campus da universidade.

A programação teve início com a palestra da coordenadora do curso mestrado profissional em ortodontia da UNG Centro, Ana Carla Nahás Scocate, que discorreu sobre diagnóstico das maloclusões na dentição mista. Em seguida, a fonoaudióloga Silvana Bommarito, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), abordou os transtornos dos hábitos na oclusão, e o cirurgião dentista, professor-pesquisador Marcio Sergio Giorgi, falou sobre o tema Halitose, uma Abordagem Individualizada.

Os profissionais presentes ainda participaram de dinâmica motivacional promovida pela palestrante pós-graduada em programação neurolinguística (PNL), Ivone Engelmann, e do debate em saúde bucal realizado pelo coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde, Milton Peres Duran, e pelos professores do mestrado que fazem parte do projeto Odonto Futuro.

Segundo Milton, o objetivo do encontro foi chamar a atenção para a importância da saúde bucal como um dos indicadores de saúde, de bem-estar e de qualidade de vida. Ao todo o município conta com 354 servidores de saúde bucal.

Sobre o projeto Odonto Futuro

O projeto Odonto Futuro é resultado de uma parceria entre o programa de mestrado profissional em ortodontia da Universidade Guarulhos e a Escola SUS Guarulhos. O projeto, que teve início em março de 2019, tem por objetivo capacitar os profissionais da rede pública nas diversas especialidades da odontologia, como ortodontia, odontopediatria, endodontia, dentística, prótese, harmonização orofacial, farmacologia, periodontia e cirurgia oral menor.

Imagens: Márcio Lino / PMG