Doenças crônicas e estilo de vida moderno são tema da primeira roda de conversa do ano no Cempics

Quarta, 28 de Fevereiro de 2024 - 16:39

Em meio aos desafios de um mundo globalizado, a sociedade enfrenta o impacto de um estilo de vida frenético e tecnológico, muitas vezes negligenciando as saúdes física e mental. Diante desse cenário, o Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (Cempics) de Guarulhos propõe uma roda de conversa para discutir doenças crônicas e o estilo de vida moderno na qual serão abordadas estratégias para minimizar os riscos à saúde. O evento está programado para esta quinta-feira (29), às 14h, nas instalações do Cempics.

A condução da roda de conversa ficará a cargo da médica residente do Programa de Medicina de Família de Guarulhos, Victoria Abreu Gatto. A profissional ressalta que a sociedade contemporânea, impulsionada pela tecnologia, mergulhou em padrões prejudiciais à saúde, como consumo de alimentos preparados de forma rápida, sedentarismo, estresse e estimulação mental excessiva. “Esses fatores contribuem significativamente para o aumento de doenças crônicas e a proposta dessa conversa é sensibilizar as pessoas a repensarem tais hábitos”, destacou.

Além disso, o Cempics lançará o Grupo Integrativo, um programa educativo que visa a esclarecer, motivar e auxiliar os participantes no autogerenciamento de seus hábitos de saúde, conduzido pela educadora física Priscila Evangelista, pela assistente social Keila Costa de Oliveira e pela psicóloga Sueli Andreatta. Os seis pilares norteadores do programa incluem alimentação saudável, atividades físicas, higiene do sono, manejo do estresse, conexão social e comportamento preventivo.

Agendado para iniciar em 14 de março, o grupo terá encontros quinzenais, às quintas-feiras, às 8h, com duração de uma hora e trinta minutos. Interessados podem se inscrever na recepção do Cempics ou pelo telefone 2408-1366.

Serviço

O Cempics está localizado no Parque Júlio Fracalanza, que fica na rua Joaquim Miranda, 471, Vila Augusta.

Imagem: Divulgação/PMG