Equipamentos de assistência social em Guarulhos realizaram 383 mil atendimentos em 2022

Quinta, 12 de Janeiro de 2023 - 15:43

As 12 unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), as três unidades do CadMóvel e a Van do CadÚnico reunidas atingiram a marca de 383 mil atendimentos entre janeiro e dezembro de 2022 em Guarulhos. O número representa um aumento expressivo de 157 mil atendimentos em relação ao ano anterior, quando foram contabilizados 226 mil.
Os equipamentos realizam o atendimento social da população guarulhense pelo sistema do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), por meio do qual é possível solicitar diversos benefícios municipais, estaduais e federais.
As unidades móveis de assistência social fazem parte do serviço de busca ativa do município, comandado pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS) e que circula pelos bairros oferecendo às famílias a inscrição no CadÚnico, a atualização do cadastro e a solicitação de benefícios.
“Essas quatro unidades realizam um trabalho muito importante, pois ajudam a localizar as famílias em situação de extrema vulnerabilidade social que estão mais afastadas da região central e também aquelas que não conseguem se deslocar até um posto de atendimento físico”, explicou o gestor da SDAS, Fábio Cavalcante. As unidades também trabalham para desafogar a demanda em algumas regiões de atendimento dos Cras. 
Cadastro Único 
O CadÚnico coleta as informações das famílias para avaliar seu perfil socioeconômico e é a porta de entrada para programas como Auxílio Brasil, Benefício da Prestação Continuada, Carteira do Idoso, Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem e Viva Leite, entre outros.
Para realizar o seu cadastro é necessário procurar uma das unidades abaixo
Central do CadÚnico (mediante agendamento): avenida Bom Clima, 425, Jardim Bom Clima
Telefones: 2408-7020 / 2087-4270. WhatsApp: (11) 99508-5210
Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Confira os endereços em https://www.guarulhos.sp.gov.br/centro-de-referencia-da-assistencia-soc…
CadMóvel 1 – CEU Bonsucesso
Avenida Paschoal Thomeu, s/nº, Bonsucesso
Até 27 de março de 2023
CadMóvel 2 - CEU Pimentas
Estrada do Caminho Velho, 351, Pimentas
Até 30 de janeiro de 2023
CadMóvel 3 - CIC Marcos Freire
Estrada do Capão Bonito, 53, Conjunto Habitacional Marcos Freire
Até 28 de fevereiro de 2023
Van do CadÚnico - UBS Vila Fátima 
Rua Esmeralda, 25 – Vila Fátima
De 16 a 26 de janeiro de 2023

 

Imagem: Fábio Nunes Teixeira/PMG