Equipe da Secretaria de Saúde vence a 11ª edição do Desafio Cross

Quinta, 21 de Dezembro de 2023 - 14:34

A 11ª edição do Desafio Cross, realizada em novembro pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) no Núcleo Cabuçu do Parque Estadual da Cantareira, teve a equipe Upalelê, composta por membros da Secretaria da Saúde, como campeã. O resultado foi divulgado em cerimônia de premiação realizada na última sexta-feira (15), na sede da coordenadoria, que contou com a presença de representantes das 12 equipes envolvidas na competição.

O desafio envolveu os times em uma competição cujas etapas simulavam atendimento pré-hospitalar, resgate a vítimas em meio líquido e em grandes alturas e remoção de feridos de áreas de difícil acesso, como a mata, além de um desafio de resistência física.

Além da campeã Upalelê, foram premiadas com medalhas as equipes Fire Beasts, do Corpo de Bombeiros, que ficou em segundo lugar, e a equipe Comando Azul, composta por membros da Guarda Civil Municipal (GCM), que obteve a terceira colocação.

Para o comandante da estação de Cumbica do Corpo de Bombeiros, tenente Giovanni Henrique Silva, a atividade reforça o treinamento rotineiro da corporação. “Os Bombeiros têm uma rotina constante de preparação, então essa competição nos permite praticar o que realizamos em nosso dia a dia de forma divertida, além de interagir e trocar experiências com os demais times”.

Já o engenheiro ambiental Matheus dos Santos Costa, que atua na Defesa Civil há cerca de dois anos, ressalta a relação direta entre a simulação e a rotina real. “A atividade que praticamos aqui na represa hoje reflete o trabalho que tivemos que executar em novembro do ano passado, nos bairros Vila Any e Itaim, com resgate de vítimas em botes”.

Durante a premiação o coordenador da Defesa Civil, Waldir Pires, lembrou a harmonia entre os diversos times dedicados a emergências em Guarulhos. “Ainda que o desafio seja realizado de forma competitiva, impera entre todos o clima de cooperação e a troca de experiências, e o verdadeiro campeão é o povo de Guarulhos, que tem a seu dispor profissionais corajosos e altamente capacitados”.

Fotos: Divulgação/PMG