Escola de Mobilidade Urbana de Guarulhos promove curso para GCMs

Terça, 26 de Março de 2024 - 16:11

A Escola de Mobilidade Urbana, órgão da Prefeitura de Guarulhos sob a responsabilidade da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), promoveu na manhã desta terça-feira (26) uma capacitação sobre o projeto Ciclista Seguro – Veja e Seja Visto para 11 guardas civis municipais que integram o grupamento de trânsito da corporação. A atividade tem por objetivo a ampliação da atuação do município na orientação e na conscientização dos ciclistas que utilizam as vias da cidade.

A instrução foi ministrada pela gestora da Escola de Mobilidade Urbana, Layla Fordelone, que apresentou aos GCMs o projeto, lançado pela Prefeitura em abril de 2023 com o objetivo de diminuir o número de acidentes envolvendo ciclistas.

A partir da formação do grupamento de trânsito da GCM o munícipio ampliará a sua orientação aos ciclistas, especialmente ao mostrar aos usuários a importância dos cuidados que precisam ser observados no trânsito, como o respeito às placas de sinalização e ao Código Brasileiro de Trânsito (CTB), a importância de sempre informar a mudança de direção e de evitar a ultrapassagem pela direita, a atenção aos outros ciclistas e pedestres, o uso de equipamentos de segurança como o capacete e a realização de revisões periódicas na bicicleta.

Assim como os agentes da STMU, os guardas civis também irão distribuir um kit contento lanterna de segurança de LED recarregável, colete refletivo e um folheto com orientações aos ciclistas. Uma nova turma de GCMs participará da capacitação nesta quarta-feira (27).

Fotos: Divulgação/PMG