Evento de aniversário da GCM homenageia 96 agentes por seus trabalhos

Segunda, 11 de Dezembro de 2023 - 17:57

A Prefeitura de Guarulhos homenageou 96 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) nesta segunda-feira (11), na presença de seus familiares, em uma comemoração ao aniversário de 26 anos da corporação no Paço Municipal, ao ar livre. Autoridades e entes queridos entregaram medalhas e láureas de mérito pessoal aos servidores por seus esforços em busca de uma cidade segura e pacífica.

Um anúncio importante realizado pelo secretário para Assuntos de Segurança Pública, Márcio Pontes, destacou-se na celebração. Pela primeira vez uma mulher irá assumir a gestão operacional da GCM, o 3º posto mais importante entre os comandos. A conquista é da agente Andréia Fernandes, de 53 anos, que serve à segurança pública municipal desde a primeira turma de guardas, formada em novembro de 1997.

O prefeito Guti convocou a inspetora à frente para receber palmas e abraços da equipe. “Saúdo e agradeço todas as mulheres aqui hoje, pois a força e a sensibilidade feminina são essenciais para trabalhos como o da guarda. A Andréia ocupa esse posto hoje pela sua garra, vontade e espírito de servir à comunidade”, agraciou.

Grata pela conquista, Andréia recordou com emoção os primeiros anos de trabalho da equipe e falou com felicidade sobre os avanços que representam os 26 anos de GCM. A turma de 155 colegas aumentou para uma tropa com 817 agentes, as Kombis e os Fuscas que patrulha usava na década de 1990 deram lugar a SUVs, motocicletas e picapes zeradas, e a falta de equipamentos e armamentos para suas proteções transformou-se em um acervo moderno e em investimentos contínuos.

Um dos grandes presentes da equipe foi ver a cidade se destacar no cenário nacional e aparecer em 1º lugar no anuário 2023 de cidades mais seguras com população acima de 1 milhão de habitantes, à frente de oito capitais. “Para nós, que vimos a GCM começar, seu desenvolvimento até os dias atuais com essa equipe estruturada e reconhecida como uma das melhores do Brasil, é gratificante”, celebrou Andréia.

Após todas as medalhas serem entregues, o prefeito Guti, o secretário Pontes e outras autoridades cumprimentaram os agentes enfileirados, agradecendo-os, e o evento foi encerrado com um desfile de marchas e viaturas.

Fotos: Marcio Lino/PMG

Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/24361