Fácil Bom Clima é entregue modernizado e mais confortável à população

Quarta, 07 de Dezembro de 2022 - 17:05

Após seis meses de intervenções, as adequações e a modernização da unidade Bom Clima da Rede Fácil de Atendimento ao Cidadão foram concluídas. O prefeito de Guarulhos, Guti, entregou oficialmente as instalações reformadas na manhã desta quarta-feira (7).

“O Fácil está muito mais moderno, amplo e acolhedor para o cidadão que chega em busca de atendimento. Para quem trabalha diariamente aqui, o ambiente está mais gostoso. É isso que a gente quer: nosso time num ambiente adequado para atender bem a população”, disse o prefeito.

Esta foi a primeira grande intervenção no Fácil Bom Clima, que completou 20 anos de funcionamento no último mês de agosto. As melhorias incluíram a troca de toda a rede elétrica e de lógica, instalação de equipamentos de ar condicionado em todos os ambientes, novos layouts e comunicação visual.

Além disso, a agência localizada no Paço Municipal ganhou novo mobiliário com identificação de assentos preferenciais, novos computadores, piso e mapa táteis para pessoas com deficiência visual, luminárias com lâmpadas de LED e pintura. Houve ainda a troca parcial do forro e a instalação de uma divisória de vidro temperado com porta automática para demarcar a área de atendimento e a de espera.

Outra novidade foi que a recepção e as mesas de atendimento ganharam barreiras de proteção acrílica, bem como divisórias mais altas entre as mesas, as quais garantem mais privacidade durante o atendimento ao munícipe e segurança, pois funcionam como proteção à saúde das pessoas e do servidor.

Os investimentos no local foram feitos por meio de convênio com o Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros, do governo federal, no valor de R$ 2,12 milhões, tendo 10% como contrapartida da administração municipal (R$ 212 mil).

Guti comentou ainda que estão sendo feitos investimentos tecnológicos para modernizar e facilitar cada vez mais o atendimento da população. “É importante o Fácil ter cada vez mais serviços online para que as solicitações sejam resolvidas num clique, porém o serviço presencial é imprescindível para resolver os problemas das pessoas que não têm conectividade ainda. Por mais que avancemos na tecnologia, é preciso ter também o contato olho no olho com o munícipe”, afirmou.

De acordo com o secretário de Gestão, Adam Kubo, as adequações eram mais do que necessárias. “Há muito tempo o prefeito tem falado da necessidade de modernizar e melhorar as instalações e os equipamentos do Fácil. E é com muita felicidade que apresentamos hoje as novas instalações da unidade. Sem sombra de dúvida é um equipamento importante porque atende os munícipes e é motivo de muito orgulho para a cidade. Agradeço também aos servidores, que são guerreiros e venceram todas as dificuldades na pandemia. Estão dia a dia batalhando com dignidade, competência e excelência no atendimento às pessoas”, afirmou Kubo.

De acordo com o Departamento de Atendimento ao Cidadão, as intervenções garantem ao munícipe mais conforto, agilidade, segurança, privacidade e acessibilidade para pessoas com deficiência, e ainda valorizam o servidor com a adequação do ambiente de trabalho.

Participaram da inauguração o diretor de Atendimento ao Cidadão, Paulo Baban Pina, o secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Jorge Taiar, e o secretário de Obras, Francisco Carone.

Aprovação da população

Morador do Jardim Maia, o arquiteto José Carlos Alves vem toda semana à agência Bom Clima do Fácil para tratar de algum processo de construção ou para solicitar a certidão de uma obra. “A reforma ficou muito boa, deixou o espaço mais confortável com novos móveis e ar-condicionado”, relatou o profissional.

Já a técnica de enfermagem Maria Zilman dos Santos Teixeira não procurava pelo atendimento da unidade havia dez anos. “Está muito diferente da última vez que estive aqui. Cheguei a passar calor porque os ventiladores não davam conta quando esquentava e agora tem ar-condicionado, cadeiras para obesos e reservadas para pessoas com deficiência. Ficou ótimo! É um lugar confortável que acolhe e dá outra visão do serviço”, disse a munícipe, que vive no Pimentas.

O Fácil Bom Clima conta com 126 servidores e diariamente realiza cerca de 400 atendimentos presenciais e outros 700 por e-mail (atendimentofacil@guarulhos.sp.gov.br), cujo serviço foi iniciado a partir da pandemia. Desde o início do ano até novembro passado foram feitos mais de 439 mil atendimentos, com a execução de mais de 542 mil serviços.

O atendimento presencial é feito mediante agendamento pelo site (facilagendamento.guarulhos.sp.gov.br) ou pelo telefone (11) 2475-8650. Há ainda a possibilidade de se fazer o agendamento na recepção utilizando o autoatendimento, no qual também se pode retirar documentos, certidões já emitidas, certidões online, extrato de débitos e segundas vias. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2475-8651.

Imagens: Fabio Nunes Teixeira/PMG