Família Acolhedora busca interessados em receber jovens sob proteção judicial

Sexta, 24 de Fevereiro de 2023 - 12:28

A Prefeitura de Guarulhos, em parceira com o Instituto Forte, busca candidatos em participar do programa Família Acolhedora, serviço que viabiliza o acolhimento de crianças e adolescentes afastadas de sua família biológica por medida judicial protetiva. Aqueles que quiserem conhecer e participar devem preencher o formulário disponível no link bit.ly/FamiliaAcolhedoraGRU. Após a manifestação de interesse será agendada uma reunião virtual na qual serão explicados todos os aspectos do serviço.

O Família Acolhedora procura oferecer a crianças e adolescentes em medida de proteção judicial a convivência familiar em um ambiente sadio e de caráter provisório, já que acontecerá, assim que possível, o seu retorno à família de origem ou o encaminhamento à adoção.

Em Guarulhos o serviço é oferecido a crianças e adolescentes até os 17 anos e serve como alternativa ao acolhimento institucional ao ofertar aos contemplados amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária a fim de estimular o seu desenvolvimento.

Como funciona

Os interessados não podem estar inscritos no Cadastro Nacional de Adoção, nem ter interesse em adoção, pois a proposta é reintegrar a criança à sua família de origem ao término do acolhimento. Cada família pode acolher apenas uma criança, a não ser quando se trata de grupo de irmãos. Há um termo de adesão das famílias ao serviço, bem como guarda provisória expedida pela Vara da Infância e da Juventude.

Entre os requisitos necessários estão ser maior de 21 anos, morar no município e ter disponibilidade. O interessado será avaliado e receberá capacitação sobre o serviço e, caso seja selecionado, receberá acompanhamento da equipe técnica do Serviço de Acolhimento da Prefeitura de Guarulhos.

O processo de triagem, avaliação e capacitação das famílias é realizado pela equipe do Instituto Forte em articulação com a Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Assistência Social, conforme estabelecido pela legislação.

Imagem: Divulgação/PMG