Feira de Ciências e Engenharia de Guarulhos atinge objetivo com apresentação de inúmeros projetos

Quinta, 27 de Outubro de 2022 - 12:43

A ciência é um dos pilares do desenvolvimento humano e da sociedade no geral. Em Guarulhos, para incentivar os jovens ao pensamento crítico e ao fazer criativo e científico, a Prefeitura realizou na última semana a Feceg - Feira de Ciências e Engenharia de Guarulhos, evento no qual alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e particulares, assim como jovens com idade entre 15 e 29 anos sem vínculo institucional, apresentaram 129 projetos científicos e tecnológicos, concorrendo a uma vaga na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Febrace. Do evento, dois grupos foram selecionados e estarão, em 2023, apresentando seus projetos nacionalmente.

A feira fez parte da programação da Semana do Conhecimento de 2022 - Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil e as apresentações se dividiram em temas que abordam ciências agrárias, biológicas, exatas e da terra, humanas, da saúde, sociais e engenharia.

Para Rubens da Silva Moreira, orientador de prática profissional do Senai, que teve um projeto selecionado para a Febrace juntamente com o orientador Milson Frazão Bezerra Júnior, as apresentações dos alunos sempre buscam mostrar a preparação na construção de uma cidade melhor, com foco em solução de problemas da indústria. “Nós tivemos 14 projetos inscritos e a maioria foi relacionada com demandas reais das empresas e alguns até com nossa própria unidade e comunidade externa”. Sobre vencer a competição e ser selecionado, Moreira diz que a equipe e os alunos estão se sentindo renovados e completamente realizados. “A gente percebe que uma participação como essa dá um significado ainda maior para o que eles estão construindo. A alegria de ser indicado para a Febrace foi muito grande, nós mal conseguimos dormir”, concluiu.

Entre os projetos apresentados, a Feceg contou com uma grande participação dos educandos de rede pública, seja na apresentação de projetos ou apenas na visitação. Karina Alves de Melo, professora de física da Escola Estadual Professora Valderice T. M. C. Marchini, que levou alunos do 1º e 2º ano para expor, conquistando para sua escola diversas medalhas, diz que essa é uma importante oportunidade de mostrar para os alunos como eles são capazes. “Tanto eu quanto os professores que acompanhávamos as apresentações estávamos focados no potencial deles, no quanto eles se prepararam e lembrando que eles já estavam de parabéns”, disse.

A professora lembra ainda da emoção dos alunos por estarem pela primeira vez tendo contato com esse mundo e ainda mais levando para casa uma premiação. “No final do processo eles me abraçaram muito chorando, agradecendo pela oportunidade, por eu ter acreditado, pois ficou marcado na vida deles”, conta Karina.

“É uma confirmação de que estamos indo pelo caminho certo. Os alunos são muito proativos e participativos e aproveitam de forma muito efetiva essas oportunidades”, diz o co-orientador do projeto que ficou em segundo lugar e conquistou a vaga para a Febrace, Thiago Schumacher, do Instituto Federal, Campus Guarulhos. Ele conta que os alunos são estimulados a trabalhar não apenas o aspecto tecnológico do projeto, mas também outras matérias envolvidas. “Os projetos não envolvem apenas uma área de conhecimento, como foi o caso do nosso projeto indicado para a Febrace, que contou com uma ajuda muito grande das professoras de comunicação e expressão e de sociologia. Certamente essa estratégia acaba sendo muito importante no resultado”, afirma.

Vencedores Feceg

Prêmio Melhor Projeto FECEG

1º LUGAR (vaga Febrace) - Automação de bomba de recalque

Orientador: Carmen Miranda Sousa Oliveira