GCM Ambiental resgata 780 animais silvestres em situação de risco em 2023

Segunda, 18 de Dezembro de 2023 - 18:01

Agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos resgataram 780 animais silvestres em situação de risco no decorrer deste ano por toda a cidade a partir de solicitações realizadas pela Central 153. Os bichos foram encontrados perdidos de seus habitats naturais, em áreas urbanas, muitas vezes sob o perigo de morte por atropelamento ou por falta de recursos para a sobrevivência.

Os animais resgatados são 220 aves silvestres, entre corujas, bem-te-vis, urubus, coleirinhas e outras espécies, em sua maioria filhotes ou com ferimentos causados por linhas de pipa com cortante ou cerol, 290 répteis, como serpentes, tartarugas e lagartos, e 270 mamíferos, como preguiças e capivaras, com destaque para os saruês.

“Além de preservar o meio ambiente, também trabalhamos efetivamente em medidas educativas para conscientizar sobre os cuidados com o nosso patrimônio ecológico, histórico, cultural e arquitetônico, como é o caso do nosso projeto Educação Ambiental, que será ampliado em 2024 com a aplicação de aulas nas escolas da Prefeitura”, ressaltou o inspetor Pedro Sarmento.

A equipe efetua também patrulhamentos preventivos diuturnamente em áreas de preservação permanente com a função de proteger os recursos hídricos, o solo, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade em nosso município. Esses serviços possuem o apoio do Departamento de Acompanhamento e Controle de Ocupações Irregulares (Dacoi) da Secretaria de Justiça e dos agentes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

Acione a GCM Ambiental

O munícipe que encontrar algum animal silvestre ou identificar um crime ambiental deve ligar para a Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal pelo telefone 153, que funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Os animais resgatados são prioritariamente libertados em seu habitat natural. Caso essa medida seja inviável por questões sanitárias ou de saúde, eles são entregues às equipes de biólogos e veterinários de instituições referenciadas, como zoológicos, centros de recuperação e de triagem.

Fotos: Divulgação/PMG