GCM Ambiental resgata bicho-preguiça em situação de risco no Jardim Paraíso

Quarta, 14 de Setembro de 2022 - 14:08

A Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos resgatou no início da noite desta terça-feira (13) uma preguiça-de-três-dedos (Bradipus variegatus) em situação de risco iminente de atropelamento e de ataque por cães na avenida Silvestre Pires de Freitas, próximo às obras do Rodoanel, no Jardim Paraíso.

 

O animal foi visto por um cidadão, que acionou a Central de Atendimento da GCM (153) e permaneceu no local até a chegada dos agentes. A equipe, munida de luvas de raspa e caixa de transporte, conseguiu efetuar a captura do animal em total segurança e constatou que não havia ferimentos. Sendo assim, o mamífero foi levado até a área de Mata Atlântica nos arredores, seu habitat natural, onde foi solta.

 

Bicho-preguiça

 

Graças às suas longas garras, bichos-preguiça vivem penduradas na vegetação, geralmente em copas de árvores. A alimentação baseia-se em folhas, raízes, frutos e brotos de árvores como a embaúba e a ingazeira. São animais pouco ágeis e que dormem aproximadamente 14 horas por dia. Assim, recorrem à camuflagem para não serem percebidos por seus principais predadores: onças, algumas serpentes e o gavião-real. No entanto, o que fornece risco real para o declínio das populações de bichos-preguiça são as intervenções dos humanos, que destroem seus habitats, caçam e capturam o animal para o comércio clandestino.

 

Fotos e Vídeo: Divulgação/PMG