GCM capacita motociclistas do Samu de Guarulhos e Bragança Paulista

Segunda, 26 de Fevereiro de 2024 - 15:09

A Ronda Ostensiva (Romu) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos aplicou um curso de capacitação e renovação do certificado para 16 motociclistas do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), 14 deles de Guarulhos e dois de Bragança Paulista, cidade do interior do Estado. Foram 40 horas de aula organizadas pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (Efag) entre 19 e 23 de fevereiro.

 

Os condutores são enfermeiros e técnicos de enfermagem que prestam serviços médicos de urgência e emergência acionados pelo telefone 192. A estratégia é uma solução para a locomoção em condições de tráfego ruim nas grandes cidades e também para o difícil acesso em áreas remotas. Recentemente Guarulhos adquiriu nove motolâncias de última geração da BMW, modelo 310GS.

 

Foram ministradas disciplinas teóricas e práticas, tais como técnicas de pilotagem segura, postura e manutenção de primeiro escalão, além da legislação vigente sobre o uso de motocicletas. Na ocasião também foram executadas técnicas de controle e pilotagem com motos utilizando pistas e circuito em ambiente controlado, em espaço cedido pelo Tiro de Guerra de Guarulhos.

 

Após avaliação prática de controle e pilotagem segura com motocicletas, além de uma simulação com agentes das motolâncias no atendimento às vítimas de acidentes e traumas, todos os alunos foram aprovados.

 

Fotos: Divulgação/PMG