GCMs em formação cumprem atividades extracurriculares em visitas técnicas a órgãos públicos

Segunda, 03 de Julho de 2023 - 18:03

Os 107 agentes da Guarda Civil Municipal (GCMs) de Guarulhos aprovados no mais recente concurso estão empenhados em suas preparações para o patrulhamento na cidade com uma intensa carga de estudos oferecidos pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (Efag). As aulas têm o objetivo de construir a identidade profissional dos agentes e aprimorar suas competências para a função.

Os guardas em formação têm realizado tarefas extracurriculares a fim de fortalecerem o aprendizado, a empatia e a integração com a sociedade, por exemplo, por meio de visitas técnicas aos diversos órgãos que prestam serviços aos cidadãos. Na última semana os alunos fizeram visitas monitoradas ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD), na Vila Augusta, e foram apresentados à rotina de acolhimento especializado às pessoas com transtornos devido ao uso de substâncias psicoativas.

As visitas se estenderam ainda ao Restaurante Popular Taboão e ao Banco de Alimentos, iniciativas que garantem o acesso à alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade social. A turma também assistiu a palestras em outros destinos: na Escola SUS, no Conselho Tutelar Taboão e na Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad).

Nas salas de aula as disciplinas abrangem áreas de reflexão que visam a estimular o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, tais como ética, cidadania, direitos humanos, segurança pública e defesa social. Os alunos deverão cumprir carga horária compatível com a função e permanecerão em formação até dezembro de 2023.  “Essas atividades são complementares, mas não menos importantes, pois acrescentam compreensão às análises e à discussão crítica das relações humanas e das necessidades básicas da população”, explica o secretário para Assuntos de Segurança Pública, Márcio Pontes.

Para o comandante-geral da GCM, Francisco Borotta, que também acompanha o processo de estudos dos novos agentes, é importante ressaltar também as atividades diferenciadas de aprimoramento do condicionamento físico e psicológico, que são fundamentais para cumprir as funções de proteção à vida e ao patrimônio. “Todo o processo formativo busca aprimorar as práticas e aplicá-las no dia a dia dos nossos guardas em favor da sociedade”, comentou.

Fotos: Divulgação/PMG