Gestores escolares participam de formação sobre atendimento a estudantes refugiados

Quarta, 21 de Fevereiro de 2024 - 10:23

Na manhã desta terça-feira (20) diretores e coordenadores das Escolas da Prefeitura de Guarulhos participaram de encontro formativo sobre estudantes afegãos em situação de refúgio na sede da Secretaria de Educação, no Macedo. A atividade reuniu os coordenadores das casas de acolhimento para migrantes e refugiados sediadas no município, representantes do Núcleo Batuíra, da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad).

A formação contou com a participação do afegão Sayed Baset Sadat, 22 anos, mediador cultural da Casa de Acolhimento Cemeando, no Jardim Ponte Alta, responsável pelo atendimento das demandas do público afegão. “A educação é muito importante para as crianças afegãs. Ir para a escola, fazer amigos brasileiros, aprender português e se conectar com a cultura desse novo lugar são fundamentais”, disse o jovem, que conta que chegou ao Brasil há cerca de 11 meses.

O encontro abordou o processo de acolhimento e inclusão de educandos em situação de refúgio nas escolas da rede própria e parceira. De acordo com a vice-diretora da EPG Patrícia Galvão-Pagu, Maysa Tiemi Kami, o encontro formativo com as casas de acolhimento potencializa ainda mais o trabalho realizado na escola.

Para além do estreitamento das relações entre as escolas e as casas de acolhimento, a iniciativa objetivou ainda potencializar propostas que favoreçam o processo de aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos. “O atendimento a crianças afegãs apresenta um universo completamente novo para todos nós. O grupo de professores é ótimo, extremamente acolhedor e disposto a contribuir para o desenvolvimento integral desses alunos”, comentou Maysa.

Para Sinval Rodrigues dos Santos, coordenador do Acolhimento Cemeando, a articulação entre as escolas, a Secretaria de Educação, as casas de acolhimento e as famílias afegãs tem sido o diferencial do atendimento realizado no município. “Esse é um momento novo. Agora as crianças já estão inseridas e estamos todos aprendendo como acolher ainda mais esses refugiados”, explicou Santos, enfatizando que o acolhimento favorece a aprendizagem em múltiplas dimensões, sobretudo no aspecto cultural.

Na rede municipal, 29 alunos afegãos são atendidos nas EPGs Amélia Duarte da Silva, Castro Alves, Vinícius de Moraes, Edson Nunes Malecka, Bárbara Andrade Tenório de Lima, Zélia Gattai, Jorge Amado, César Lattes, Dolores Gilabel Hernandes Pompêo, Patrícia Galvão e Casimiro de Abreu, no Núcleo Batuíra Serviço de Promoção da Família II  e no Igeve E II Inocoop – Instituto de Gestão Educacional e Valorização do Ensino.

Imagem: Gezer Amorim/PMG