Grupo Glacê leva a peça A História de um Lugar à EPG Jorge Amado

Terça, 09 de Abril de 2024 - 10:33

Na última quarta (3) e sexta-feira (5) o Grupo Glacê ampliou o acesso ao teatro ao levar o espetáculo A História de um Lugar para o pátio da EPG Jorge Amado, localizada no Jardim Presidente Dutra. A iniciativa permitiu que cerca de cem alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) fossem contemplados com a experiência teatral, sendo que para alguns foi a primeira vez que tiveram a oportunidade de assistir a uma peça de teatro.
A estudante Maria Carla da Silva, de 46 anos, é uma delas. “Eu nunca tive a oportunidade de ver uma peça e com a ajuda da Ju a gente teve esse privilégio. Nós amamos, de verdade, e espero que um dia eu possa ter a oportunidade de ir onde eles estiverem, em um teatro”, destacou.
A Ju mencionada por Maria é Juliana Seabra, protagonista da peça e também arte-educadora na EPG desde 2021, tendo lecionado pela primeira vez nessa escola em 2016. “Neste novo ciclo a escola propõe dinâmicas de trabalho por meio das quais acredito que a arte, em suas múltiplas linguagens, pode acrescentar muito na vida dos educandos. Aqui trabalhamos pintura, música, audiovisual e proporcionarmos saraus, rodas de conversa e intervenções no bairro”, explicou.
As apresentações foram realizadas em dois dias, uma para o ciclo 1 e outra para o ciclo 2, proporcionando uma experiência cultural enriquecedora e diversificada para os alunos. Durante as apresentações os estudantes foram impactados de diferentes maneiras, desde a surpresa ao ver sua professora atuando até o encantamento com a história narrada no palco. Após as apresentações houve um debate com a atriz e o diretor da peça, permitindo que os alunos compartilhassem suas impressões e tirassem dúvidas, enriquecendo ainda mais a experiência.
“Foi incrível a possibilidade dos alunos terem contato com outro universo de uma linguagem múltipla, como o Glacê propõe, usando o teatro, as artes visuais e o cinema para contar a história da peça”, explicou Juliana. O espetáculo, inspirado na fictícia cidade de Macondo, da seminal obra Cem Anos de Solidão, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, explora desafios como disputas de poder, guerra, genocídio e contradições modernas.
Próximas apresentações
As próximas apresentações de A História de um Lugar estão agendadas para os dias 18 e 19 de abril, às 16h, no teatro da Unifesp, localizado na estrada Caminho Velho, 353, no Pimentas. Além disso, no dia 18, às 14h, haverá a oficina Modelagem em Argila – Criação de Lugares, com Rodrigo Pignatari. Tanto para assistir à peça quanto para se inscrever na oficina, ambas gratuitas, é necessário enviar uma mensagem para o Instagram do grupo (www.instagram.com/glaceteatro). Essas atividades fazem parte de um projeto contemplado pela Lei de Fomento ao Teatro e à Dança da Secretaria Municipal de Cultura, realizadas com recursos municipais.

Fotos: Divulgação/PMG