Guarulhos apresenta ações de mobilidade urbana em evento na Capital

Sexta, 23 de Junho de 2023 - 16:00

A implementação de políticas públicas voltadas ao conceito de “ruas completas”, que contemplam todos os tipos de modais e o convívio de forma harmoniosa, tem sido o desafio de municípios brasileiros que repensam o desenho viário adotado atualmente. A cidade de Guarulhos, que figura entre as 20 cidades do Brasil que trabalham na implantação dessas ações, foi representada na manhã desta sexta-feira (23) pela servidora da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), Gláucia Varandas, no evento Parque de Mobilidade Urbana, no Complexo Esportivo Pacaembu, na Capital Paulista.

Gláucia, que é arquiteta e urbanista, participou do painel “O Poder das Redes de Cooperação para Avançar Projetos de Mobilidade” e contou sobre a implementação da experiência de urbanismo tático na praça Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Vila Galvão, que contempla o conceito de ruas completas, em que espaços para correr e andar, faixas para o transporte coletivo e individual e ciclofaixa convivem de maneira pacífica.

A servidora falou também sobre o Plano de Segurança Viária do município, que tem por objetivo a adoção de medidas que resultem na diminuição de mortes nas vias do munícipio.

Por sua vez, o diretor de Trânsito da STMU, Hormindo Junior, que também esteve no evento, salientou sua importância. “O encontro proporcionou a troca de experiências em relação a políticas inovadoras de mobilidade urbana que vêm sendo implementadas no mundo. Os painéis nos ajudaram a entender o quanto é urgente mudarmos a cultura que privilegia os carros, mas que devemos colocar em primeiro plano o conceito de ruas para todos, priorizando os mais vulneráveis, que são os pedestres e os ciclistas”, disse Junior.

Parque de Mobilidade Urbana

Esta é a segunda edição do Parque da Mobilidade Urbana, considerado o maior evento sobre mobilidade urbana da América Latina e que tem por objetivo o debate de ações que resultem na transformação das cidades em espaços urbanos mais inteligentes, democráticos e sustentáveis, com melhorias nas condições de mobilidade e infraestrutura dos sistemas de transporte.

Ruas completas

O conceito de ruas completas é um movimento que foi iniciado em 2017 pelo Instituto WRI Brasil e pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) que tem por objetivo repensar o desenho viário praticado no Brasil, que privilegia soluções para o tráfego de veículos e não para o uso das pessoas.

A proposta de ruas completas visa a atender às vocações do espaço público para a convivência e como via de movimentação segura para todos os seus usuários.

Fotos: Divulgação/PMG