Guarulhos apresenta na ONU projetos de incentivo à leitura, acesso à informação e formação de pensamento crítico

Quarta, 29 de Junho de 2022 - 15:58

Sob o tema "Paradigma das Cidades de Alfabetização em Mídia e Informação", o prefeito de Guarulhos, Guti, apresentou nesta quarta-feira (29) projetos da cidade voltados à educação, ao incentivo à leitura e à formação do pensamento crítico de estudantes da rede municipal, além de métodos tecnológicos utilizados para promover o diálogo constante com a população, no Fórum Urbano Mundial 11 (WUF 11) da Organização das Nações Unidas (ONU) em Katowice, na Polônia, que será encerrado nesta quinta-feira (30).

A apresentação expôs diversos departamentos do governo municipal que estão engajados no desenvolvimento de projetos voltados à informação. Na educação, por exemplo, são criados espaços digitais e físicos para incentivar a leitura. De acordo com Guti, ler é um hábito reconhecido pelo time de educadores como um dos mais importantes para o desenvolvimento do pensamento crítico e independente.

O programa Minha Sala de Leitura foi um dos destaques, contabilizando mais de 500 mil livros entregues de 2018 até 2021 com o intuito de assegurar aos alunos da educação infantil, fundamental e de jovens e adultos o acesso a obras literárias em salas com Wi-Fi. Guarulhos dispõe também de 23 espaços em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) com diversos títulos à disposição da população, por meio da iniciativa Livros Livres Voam. “Cerca de 30 mil leitores aproveitam os projetos todo mês, seja rotineiramente ou nas diversas atividades gratuitas e abertas à comunidade”, disse Guti.

Atualmente consolidado como política pública, o programa Saberes em Casa foi iniciado na pandemia e trabalhou propostas educativas por meio de ações na TV (em canal aberto), jogos, vídeos no YouTube, biblioteca virtual e roteiros de aprendizagem. Ele já acumula mais de 4 milhões de visualizações e 585 aulas publicadas com o envolvimento de 52 profissionais.

Aproximar o munícipe da informação de utilidade pública, dos projetos municipais e de processos que contam com a participação popular é um dos objetivos do governo. Para isso, um time especializado responde e encaminha diariamente centenas de demandas enviadas por moradores nos canais digitais oficiais.

“A tecnologia é nossa aliada e possibilita encaminharmos mais de 500 comunicados à imprensa por mês e chegamos a realizar mais de 260 transmissões ao vivo para atualizar os cidadãos sobre a pandemia entre março e dezembro de 2020”, pontuou o prefeito.

Foram abordados também durante o fórum os planos para o fortalecimento do conceito de cidade inteligente, como a instalação de fibra ótica conectando os prédios públicos da cidade, a ampliação do Wi-Fi para 100% dos ônibus e a revisão da legislação sobre antenas em preparação para a chegada do 5G.

Fórum Urbano Mundial 11 da ONU

O fórum é maior conferência global sobre o futuro das cidades, com a participação de 18,5 mil inscritos de 160 países. Estão presentes prefeitos, legisladores, ministros, acadêmicos, empresários, líderes comunitários e planejadores urbanos.

A ida de Guti à Polônia é mais um convite para um evento importante. No início de junho ele esteve, a convite da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), no Smart City Expo Latam Congress, no México. A FNP, inclusive, participa do fórum da ONU em Katowice.

Já em maio o prefeito participou de reunião na Câmara de Comércio da Flórida, nos EUA. Todas as viagens foram bancadas pelos promotores dos eventos, sem utilização de recursos públicos da Prefeitura de Guarulhos.

Fotos: Divulgação/PMG