Guarulhos atende 1,4 mil pessoas com dengue no fim de semana

Segunda, 06 de Maio de 2024 - 17:54

A Prefeitura de Guarulhos abriu cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) no sábado (4) pelo programa Saúde Agora para disponibilizar os serviços tradicionais oferecidos pelas UBS, bem como para ampliar o atendimento a pacientes com sintomas de dengue pelo programa Atende Já Dengue. Com isso, 1.390 pessoas foram atendidas, sendo 142 nas UBS Jardim Paraventi, Jardim Acácio, Marinópolis, Nova Cidade e Parque Jandaia, e outras 1.248 nas quatro estruturas avançadas, anexas às UPAs Paulista, São João e Cumbica, e ao PA Paraventi, que funcionaram das 7h às 19h no fim de semana.

As UBS e as estruturas avançadas estão devidamente equipadas para receber pacientes com sintomas de dengue como febre alta, dores no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele. A recomendação da Secretaria da Saúde é que em casos mais graves, como dores abdominais intensas, vômitos persistentes, sangramentos no nariz, na boca ou nas fezes, tonturas e cansaço extremo, os pacientes busquem as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) da rede municipal, cujo endereços podem ser consultados em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-de-urgencia-e-emergencia-24-horas.

Até o momento Guarulhos registra 49.396 casos de dengue, com 49 óbitos em decorrência da doença. A estratégia da Prefeitura para proporcionar um atendimento mais ágil para pacientes com sintomas de dengue foi abrir UBS aos fins de semana, além de montar estruturas avançadas em quatro serviços de urgência e emergência, inclusive com funcionamento de segunda-feira a domingo das 7h às 19h.

Balanço do programa Saúde Agora

Além do atendimento específico a pessoas com sintomas de dengue, as UBS realizaram 131 consultas médicas e 349 de enfermagem, além de 187 exames de Papanicolau e 241 atendimentos nas farmácias.

As UBS também imunizaram 98 pessoas contra a gripe, enquanto 150 tiveram a carteirinha de vacinação atualizada e 109 jovens entre dez e 14 anos receberam a primeira dose contra a dengue.

No próximo sábado (11) as UBS abertas pelo programa Saúde Agora, das 8h às 16h, serão Vila Barros, Novo Recreio, Haroldo Veloso e Marcos Freire, cujos endereços podem ser consultados em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG